Paisagens do Brasil: conheça mais vencedores do Concurso Afnatura de Fotografia

- - - 03-2 Marcio Cabral - Paisagens -800

Os brasileiros são realmente privilegiados. Nosso país tem paisagens belíssimas e surpreendentes. Em cada um dos cinco biomas do Brasil – Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal – nos deparamos com tipos de vegetação e fauna diferentes.

Para quem não tem oportunidade de viajar até estes lugares, é através do olhar dos fotógrafos de natureza que se pode conhecer estas paisagens. Para valorizar o trabalho destes profissionais e abrir oportunidades a novos talentos, a Associação dos Fotógrafos de Natureza (Afnatura) promoveu o 1o Concurso Nacional de Fotografia de Natureza. A iniciativa foi um sucesso. O concurso recebeu mais de 4.400 imagens, que concorreram nas categorias Paisagem Brasileira; Pequeno Mundo, Fauna; Subaquática e O Homem e a Natureza.

Desde a semana passada, estamos publicando aqui no Conexão Planeta os grandes vencedores do concurso. Já divulgamos os vencedores nas categorias Fauna e Pequeno Mundo.

Hoje você confere as melhores imagens da categoria Paisagem:

1º Lugar 

Ed Andrade Júnior

fotografia de paisagem
Relato do autor: “Flor de Lavrado, Boa Vista-RR. Roraima tem grande partes de suas terras planas, com largos campos de mata de savana, ou “lavrados” como chamam os roraimenses. Em certos períodos do ano as chuvas criam grandes lagos na vegetação. Depois de uma festa de fim de ano em uma fazenda, um amigo piloto me convidou para voltar de avião pra Boa Vista-RR. Lembro dele falar pra limpar bem os vidros do avião pra poder fotografar os lagos do lavrado. Alguns minutos depois da decolagem ele me pede pra olhar pra baixo. A visão foi incrível. O sol acabava de nascer e fazia projetar longas sombras nos buritis. Na água um lindo reflexo de céu azul. Em volta uma bela mistura de verdes e amarelos criados pelo lavrado. Primeiro contemplei e depois fiz essa única foto. Muito obrigado comandante Doné.”

Menções Honrosas

Fabiano Rosas Rocha

- - - 03-2- Fabiano Rosas Rocha - 1840 Canion_do_Espraiado-800

Relato do autor: “A foto é do Cânion do Espraiado, em Urubici, Santa Catarina. Após 6 horas de caminhada, partindo do Rio Canoas, cheguei na ponta extrema do cânion. Era um dia de inverno, com ventos fortes. A vegetação, que freneticamente balançava, fez parte do universo sensorial busquei captar desse local tão especial na serra catarinense.”

Marcio Cabral

- - - 03-2 Marcio Cabral - Paisagens -800

Relato do autor: “Por do sol nos lençóis maranhenses.”

Marcio Cabral

fotografia de paisagem noturna no Brasil
Relato do autor: “Cerrado Galáctico. Panorama noturno do capim favorito no cerrado de altitude e via láctea ao fundo – Chapada dos Veadeiros”

Príamo Albuquerque Melo Junior

imagem que concorreu na categoria paisagem do concurso de fotografia de natureza

Relato do autor: “Era apenas meu segundo dia em Fernando de Noronha, estava visitando a ilha paradisíaca pela primeira vez e realizando um sonho antigo. Depois de fotografar o pôr-do-sol na Praia de Cacimba do Padre, eu e amigos fotógrafos aguardamos o anoitecer para capturar estrelas com a paisagem envolvendo o Morro Dois Irmãos. As poucas nuvens no céu, inicialmente indesejadas, terminaram dando um toque adicional às fotografias que obtemos. Locações como essa, afastadas das grandes cidades, são excelentes para a fotografia de estrelas.”


Leia também:
Maravilhas do pequeno mundo: fotografias premiadas no concurso Afnatura
A beleza da natureza brasileira em imagens: conheça os vencedores do Concurso Afnatura de Natureza Brasileira 
Daniel De Granville é o grande vencedor do 1o Concurso Afnatura de Fotografia de Natureza

Fotos: divulgação Afnatura

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.