PUBLICIDADE

“Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza”: uma viagem pela geografia, tradições e belezas naturais do Paraná

"Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza": uma viagem pela geografia, tradições e belezas naturais do Paraná

“Olá, leitor! Sou uma gralha-azul e meu nome é Ybatinga, palavra que, na língua Tupi, significa nuvem. Me chamo assim porque vivo cruzando os céus do Paraná, admirando tudo que há nessa terra. E como há coisa bonita!“.

É assim, através do relato do personagem Ybatinga, que os leitores de “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza” são convidados a embarcar numa viagem pela geografia e pelo meio ambiente do Paraná. De carona nas asas e no texto desse narrador fictício se descortinam as belezas do estado sulista, que tem como símbolo a própria gralha-azul (na imagem acima) e ainda, os majestosos e ameaçados pinheiros Araucária.

O livro, que tem como autores o fotógrafo Zig Koch, a jornalista Maria Celeste Correa e o produtor cultural Fábio Ávila, mostra através de imagens, ilustrações e um amplo trabalho de pesquisa, os biomas, a flora e a fauna do Paraná.

PUBLICIDADE

Em mais de 200 páginas, é possível conhecer melhor os parques estaduais e nacionais e as áreas de preservação ambiental do estado, que incluem, por exemplo, a belíssima Serra do Mar e um dos mais famosos destinos turísticos do Brasil, as Cataratas do Iguaçu, localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

A obra traz informações diversas, como origens geológicas, características climáticas, entorno populacional e diversidade cultural dos locais apresentados. Para os autores, é uma espécie de enciclopédia geográfico-ambiental-cultural dessas áreas tão importantes para a biodiversidade paranaense e brasileira.

"Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza": uma viagem pela geografia, tradições e belezas naturais do Paraná

Na capa do livro aparecem os guarás vermelhos do litoral paranaense
(Foto: Zig Koch)

Além das fotos de Zig Koch, profissional premiado internacional e colaborador no blog coletivo Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta, “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza” tem também ilustrações da artista Birgitte Tümmler, que contam um pouco sobre as manifestações culturais dos 54 municípios em que se localizam os parques e áreas de preservação do Paraná. 

“Participar desta inestimável publicação é uma realização pessoal! E assim é por uma combinação de dois fatores cruciais: é relativa às riquezas naturais e culturais do Estado do Paraná onde vivo há décadas e pelo qual tenho grande amor; e por estar junto a um time de peso composto por Zig Koch, Maria Celeste Correa e Fábio Avila, pessoas estas admiráveis e incrivelmente competentes”, diz Birgite.

O lançamento de “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza” será realizado na terça-feira, 29/11, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

"Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza": uma viagem pela geografia, tradições e belezas naturais do Paraná

O papa-mosca-de-leque, mais um habitante das florestas da Mata Atlântica
(Foto: Zig Koch)

Para que o livro chegue nas mãos do maior número de pessoas possíveis e desta maneira esse conhecimento seja ainda mais ampliado, 1,6 mil exemplares serão doados para as escolas públicas do estado.

“É um trabalho feito com muito esforço, um livro muito completo. Pensamos que o efeito multiplicador desse conteúdo seria maior nas escolas”, afirma Zig Koch. “Espero que este livro venha a mudar comportamentos, que sirva de alerta para que as pessoas ajam de maneira diferente em relação ao meio ambiente. Você só conserva aquilo que conhece”.

Além disso, obras também serão destinadas ao Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, para uso em campanha de arrecadação de fundos para a instituição, que se dedica ao atendimento em pediatria e atende o SUS (Sistema Único de Saúde).

"Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza": uma viagem pela geografia, tradições e belezas naturais do Paraná

Praia de Fora e Farol das Conchas, na Ilha do Mel
(Foto: Zig Koch)

Leia também:
Brasileiro recebe maior prêmio mundial de conservação por projeto com plantas raras e ameaçadas de extinção da Floresta com Araucária
Ao autorizar estradas e linhas de transmissão, governos do Paraná e Santa Catarina permitem derrubada de araucárias, espécie à beira da extinção

Foto de abertura: Zig Koch

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE