PUBLICIDADE

Oscar de Melhor Animação em Curta Metragem vai para história sobre linda amizade entre um menino e três animais

Oscar de Melhor Animação em Curta Metragem vai para história sobre linda amizade entre um menino e três animais

Em 2018, o ilustrador britânico Charlie Mackesy começou a reproduzir alguns de seus trabalhos no Instagram. Pouco a pouco, ele foi conquistando a atenção e o coração das pessoas com as aventuras de um menino solitário que fazia amizade com três bichos: uma toupeira, uma raposa e um cavalo. Seus desenhos são simples, minimalistas, quase infantis, assim como os diálogos. Mas por trás deles, há encanto, magia e verdade.

Um exemplo disso foi uma das ilustrações postadas pelo artista, que tomou uma proporção nunca antes imaginada por ele. Nela, o menino pergunta ao cavalo: “Qual foi a coisa mais corajosa que você já disse?”. E o bicho responde: “Ajude-me”.

Cinco anos depois, a linda relação entre a criança e seus amigos do mundo animal acaba de ganhar o Oscar de Melhor Animação em Curta Metragem. Produzido pela Apple TV, o filme é baseado no livro “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”“O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo“, lançado em 2019.

A cerimônia do Oscar aconteceu ontem, domingo (12/03), em Los Angeles. Em sua conta no Instagram, Mackesy agradeceu a todos que fizeram parte desta conquista.

“Sem palavras”, começou escrevendo. “Obrigado aos 120 animadores que colocaram seus corações neste filme. Este Oscar é para todos nós. Obrigado à minha família, amigos e a Richard e Emma. Obrigado a você no Instagram por sempre serem tão gentis e encorajadores”.

Escrevi sobre o trabalho de Mackesy neste outro texto, há três anos. Na época, as ilustrações do artista tinham sido transformadas no livro, que foi parar na lista dos mais lidos dos jornais The New York Times e do Wall Street Journal e também foi escolhido por grandes livrarias, como a americana Barnes & Nobles, e a inglesa Waterstones, como “Book of the Year”.

Mackesy nunca tinha escrito um livro antes. Sem nenhuma formação formal em artes, esse morador do sul de Londres trabalhava como cartunista para a revista The Spectator e ilustrador para a Oxford University Press.

Segundo ele, muitos dos diálogos presentes nas 128 páginas da obra foram trocados entre ele e alguns amigos. Um deles foi inspirado em uma tarde compartilhada com o filho de um amigo. Nele, a toupeira questiona o menino, sentado no galho de uma árvore: “O que você quer ser quando crescer?” Ao que ele responde: “Gentil”.

Oscar de Melhor Animação em Curta Metragem vai para história sobre linda amizade entre um menino e três animais

Para o autor, suas ilustrações são uma maneira dele expressar dúvidas sobre a própria existência.

“Todos os quatro personagens representam partes diferentes da mesma pessoa”, explicou ele ao jornal The Guardian. “O menino curioso, a toupeira entusiasmada, mas um pouco gananciosa, a raposa que foi machucada e se distanciou da vida, com dificuldade para voltar a confiar no próximo, e o cavalo que é a parte mais sábia, a parte mais profunda de você, a alma”.

Foto de abertura: divulgação Apple TV e ilustrações – Extracted from The Boy, the Mole, the Fox and the Horse by Charlie Mackesy (Ebury Press)

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Isabela Saramago
Isabela Saramago
1 ano atrás

Merecido. Eu Amo esse desenho. É de uma pureza … Parabéns!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE