PUBLICIDADE

Ativismo e pensamento estratégico


A estratégia faz parte das nossas vidas, mesmo quando não pensamos nela. De manhã, quando nos preparamos para ir ao trabalho, estudo ou algum outro compromisso geralmente paramos para pensar qual será a melhor forma de chegar. De carro, transporte público, aplicativo? Esta é uma reflexão estratégica importante, porque pode determinar se chegaremos atrasados, ou tranquilos, ou completamente amassados.

Da mesma forma, quando pensamos em pedir um aumento de salário ou uma mudança de cargo, ou quando queremos nos aproximar daquela pessoa que nos interessa, ou ainda se mudamos de emprego ou investimos nossas economias em uma pós-graduação. Todas são situações do cotidiano que nos obrigam a pensar estrategicamente para tomar decisões. Isso vale para quando pensamos ou nos engajamos em uma causa, em uma ação coletiva de impacto social ou ambiental.

A estratégia nasce originalmente no ambiente militar, codificada pelos gregos mais de 2 mil anos atrás como a arte de comandar. Mas na prática, estratégia é um processo, uma espécie de roteiro de novela, que nos permite estar preparados para mudanças e para o inesperado. Principalmente, nos ajuda a estar mais seguros nas decisões que vamos tomar em todos os aspectos de nossas vidas.

O pensamento estratégico nos permite pensar no longo prazo, considerar e pesar as diversas variáveis, tomar decisões, aprender dos erros e acertos. Sendo algo tão importante e para o qual muitas vezes a gente não dá a devida atenção, gostaria de seis elementos que considero muito importantes:

  1. Antecipação: está relacionado a ter uma visão periférica de longo prazo. Em outras palavras, olhar adiante é importante mas também devemos prestar atenção ao que acontece ao nosso redor – tendências e ideias emergentes que podem ser consideradas na transformação. Precisamos estar abertos a informações fora da nossa zona de conforto e estar atentos ao “zeitgast” (pronuncia-se “tzait.gaisst”), termo alemão que pode ser traduzido como “espírito da época” ou o “sinal dos tempos”.
  1. Pensamento crítico: devemos estar abertos a questionar nossas próprias ideias e crenças, reformulando os desafios para nos aprofundarmos no tema que nos interessa e para entender as causas e consequências futuras.
  1. Interpretação: é fundamental sermos capazes não apenas de reconhecer, mas de interpretar dados e informações provenientes de várias fontes. O pensamento estratégico nos ajuda a organizar o “caos” e a sintetizar informações de várias fontes antes de desenvolver um ponto de vista consolidado.
  1. Decisão: devemos lembrar que o ótimo é inimigo do bom. Em alguns momentos, é necessário tomar uma decisão e agir, por mais que o ciclo não esteja 100% redondo. Para isso, é importante que o problema a ser atacado esteja bem definido. O modo de atuação em “beta” nos ajuda a entender que erros e acertos fazem parte intrínseca do processo de aprendizagem e retroalimentam o pensamento estratégico, ajudando-nos a evoluir.
  1. Alinhamento: alcançar consenso não é fácil. Principalmente porque o pensamento estratégico envolve diálogo aberto, construção de confiança e engajamento de partes interessadas. Por isto, mesmo considerando as diferenças entre os atores é importante ter um mínimo de alinhamento (mesmo com aqueles demonstraram desconforto com o tema) para que possamos construir uma rede de apoio que possa fazer frente aos riscos potenciais inerentes a novas iniciativas ou abordagens.
  1. Aprendizado: finalmente, mas não menos importante – na verdade, é muito importante!! -, ter um processo de avaliação e feedback honesto e direto. Devemos sempre cultivar este feedback e fazer bom uso dele para aprimorar nossas práticas. Relembramos aqui que os “erros” são tão importantes como os acertos em qualquer processo de aprendizagem.

Termino deixando a indicação de cinco textos que podem ajudar a aprofundar seu entendimento sobre Estratégia:

Foto: Maarten van den Heuvel/Unsplash

Comentários
guest

13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Muito importante o “pensamento estratégico” quando dá tempo de pensar, porque muitos humanos sem tempo morreram salvando pessoas ou animais, e até mesmo animais sucumbiram tentando salvar pessoas já que no estalar dos dedos em face do perigo, quem é bom por natureza se joga na tsunami para abraçar a criança que se afoga ou adentra a casa em chamas para retirar o cão assustado, nem sempre saindo vivos da empreitada, salvadores e vítimas. Heróis não costumam pensar muito na própria segurança, quando se trata de livrar outros seres de tragédias, azar o deles que não tiveram “uma visão periférica de logo prazo” nem ajuizaram se valeria a pena se jogar de cabeça no escuro, apenas porque ouviram um grito de SOS ou um latido alucinante. Simplesmente FORAM para voltar, alguns, nem todos, mas com certeza para nos ensinar o que não havíamos aprendido ainda, com todo o tempo do mundo disponível para refletir em todos os “riscos potenciais” diante das abordagens para entender as causas das consequências futuras.

Karla
5 anos atrás

Ser crítico é extremamente necessário, temos que estar ligados em tudo em nossas ideias e avaliar todas as possibilidades, muito bom o texto.

Rani
4 anos atrás

Ter um pensamento crítico é essencial para avaliarmos tudo a nossa volta.

Curso de Afiliado
4 anos atrás

O livro A arte da guerra que você citou ali no final do post, tem tudo a ver com o artigo.

Ana Paula Freire
4 anos atrás

Verdade! Pensar estrategicamente é fundamental no âmbito pessoal e profissional!

Bianca
3 anos atrás

O pensamento estratégico pode ser facilmente incorporado ao nosso dia a dia, melhorando as tomadas de decisões!

Ana
Ana
3 anos atrás

Na minha opinião agir também é fundamental, é no agir que as coisas acontecem e aprendemos com os erros…

KETILY S P CORDOVIL
3 anos atrás

Pensar de maneira estratégica nos possibilita chegarmos mais longe e alcançarmos nossos objetivos. É sem dúvida essencial para nossa evolução.

Nanda
3 anos atrás

Realmente, o pensamento estratégico é essencial em todas as etapas da vida de um ser humano, tanto no âmbito social quanto profissional em si.

Roberta Bortoleto
3 anos atrás

Hoje em dia as pessoas estão com preguiça de pensar. ´Ter uma pensamento crítico então, nem se fala. Se todos nós tentássemos pensar de maneira mais estratégica, muito coisa seria diferente.

VANESSA SALLES
2 anos atrás

Ter um pensamento critico se faz muito necessário nos tempos em que vivemos.

Cris Cavalcante
2 anos atrás

Toda ação de sucesso, sempre se iniciará por estratégias bem definidas! Parabéns, pelo excelente artigo!

Lilian
2 anos atrás

Adorei o artigo, dicas valiosas.
Auto crítica e pensamentos estratégicos são fundamentais para nossa evolução como pessoa.
Parabéns pelo conteúdo!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE