PUBLICIDADE

Orca aparece com um filhote de baleia: adoção ou sequestro?

Orca aparece com um filhote de baleia: adoção ou sequestro?

Há vários registros na natureza de fêmeas que adotam filhotes de espécies diferentes. Em 2018, por exemplo, escrevi sobre a história do narval que foi acolhido por uma família de belugas. Mas quando em 2021, pesquisadores observaram uma orca (Orcinus orca) nadando ao lado de um filhote recém-nascido de baleia-piloto (Globicephala melas), na Islândia, ficaram intrigados: seria um sequestro ou uma adoção?

A orca em questão, Sædís, era conhecida da equipe da organização Orca Guardians Iceland. E o que eles perceberam é que ela não estava apenas nadando ao lado do filhote, mas cuidando dele.

“Interações entre orcas e baleias-piloto foram documentadas em várias ocasiões, geralmente envolvendo eventos de predação e perseguições. Agora temos o primeiro relato observado de um filhote de baleia-piloto recebendo cuidados parentais e convivendo dentro de um grupo de orcas”, descrevem os pesquisadores no artigo científico publicado na Canadian Science Publishing.

Segundo a pesquisadora principal do estudo, Marie-Thérèse Mrusczok, não havia outras baleias-pilotos nas proximidades e a maneira como o filhote nadava ao lado da mãe mostrava claramente o tipo de relação entre os dois animais.

“A orca estava nadando com o filhote de baleia-piloto na posição escalonada, o que significa que o filhote estava nadando logo atrás da barbatana peitoral da orca”, explica. “Esta posição permite que um filhote faça menos movimentos de cauda do que ao nadar sozinho e supere as limitações físicas durante viagens em alta velocidade – em outras palavras, o filhote é ‘carregado’ pela onda de pressão criada pelo corpo maior do adulto”.

Orca aparece com um filhote de baleia: adoção ou sequestro?

O filhote de baleia-piloto ao lado da orca
(Foto: Marie-Thérèse Mrusczok)

No artigo, os cientistas revelam que Sædís nunca tinha sido avistada com um filhote próprio, então existe a possibilidade de que ela possa ter “roubado” a pequena baleia.

Todavia, desde então, mãe e filhote adotivo não foram mais vistos juntos. Entretanto, no ano passado ela apareceu ao lado de outras orcas, que tentavam se aproximar de um grupo de baleias-pilotos. Os pesquisadores admitem que são necessários mais estudos para tentar entender a complexa relação entre essas duas espécies de cetáceos.

Leia também:
Em vez de atacar, orcas ajudam jovem baleia jubarte a se desenroscar de uma rede de pesca
Orca que comoveu o mundo há dois anos, ao passar duas semanas carregando filhote morto, procria novamente
Cientistas celebram imagem de filhote de orca ao lado da mãe

Foto de abertura: Marie-Thérèse Mrusczok/Orca Guardian Iceland

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE