PUBLICIDADE

ONU apresenta obras da artista Moara Tupinambá que retratam brasileiros protetores da Amazônia

Sem a maior floresta tropical do mundo não é possível imaginar futuro para a humanidade. Ela é vital para a nossa existência e a de todos os seres vivos na Terra. No entanto, não é assim que a Amazônia tem sido tratada. A floresta e os povos que nela vivem sofrem ataques diários – invasões, desmatamento e queimadas – com um único intuito: a exploração predatória.

Não foi à toa que o último relatório do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU declarou que, se nada for feito, já, a floresta pode secar e se transformar em um deserto, nos próximos anos.

Para chamar a atenção para a urgência de se proteger a Amazônia, a ONU lançou a campanha Nós>>o movimento, que promoveu uma série de ações em 5 de setembro, dia do bioma, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Entre elas, a exposição As vozes pela Amazônia e seus recados para o mundo, da artista Moara Tupinambá, que pode ser apreciada até o dia 15 deste mês.

Por meio de elaboradas e belíssimas colagens (você pode ver algumas no destaque e no final deste post), Moara retrata cidadãos, lideranças e movimentos que atuam na proteção do território amazônico, que defendem a floresta, a fauna, a flora e os povos originários. Eis alguns deles:

Samilly Valadares, quilombola amazônica, é psicóloga, educadora social e artivista. Embaixadora da Juventude UNODC/ONU Brasil;
Denis Minev, co-fundador da Fundação Amazônia Sustentável;
Micaela Valentim, oceanógrafa e diretora-presidente da organização social Ame o Tucunduba (a terceira, na foto acima);
Celina Pinayé, ativista socioambiental (a primeira, na foto acima);
Valmir Ortega, geógrafo e diretor-presidente do Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus
Jander Manauara, articulador sociocultural (no centro, na foto acima);
Patrícia Cota Gomes, gerente no Imaflora e coordenadora da rede Origens Brasil (sobre esta rede, leia aqui e aqui) e
Hamilton Condack, coordenador presidente da Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA).

Auto-retrato de Moara Tupinambá / Reprodução Instagram

A campanha

Nós>>o movimento (Nós somos o movimento) foi lançada pela ONU para divulgar ações pelo meio ambiente e sobre as questões climáticas, que levem ao entendimento dos brasileiros sobre a realização da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática – a COP 26 -, que será realizada em Glasgow, na Escócia, de 1 a 12 de novembro.

O objetivo da ONU é ajudar a “fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza”. Assim, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais, as ações devem ganhar visibilidade, “promovendo novas conexões e conversas sobre a agenda climática”. 

De acordo com Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)que coordena a campanha da ONU no país em colaboração com a organização de mobilização social Purpose -, é imprescindível “jogar luz” nos debates sobre a proteção da Amazônia e a agenda climática.

“Celebramos o trabalho de cidadãos, organizações e empresas que ajudam a manter a Amazônia viva. Desta forma, queremos ampliar o debate e mobilizar ainda mais pessoas para que reforcem a importância da floresta e de seus defensores na construção de um presente e um futuro melhor para as pessoas e para o planeta”.

A seguir, conheça alguns dos retratos criados por Moara e o vídeo da campanha da ONU:

Celina Pinayé, ativista socioambiental
Valmir Ortega, geógrafo geógrafo e diretor-presidente
do Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus
Patrícia Cota Gomes, gerente no Imaflora e
coordenadora da rede Origens Brasil
Micaela Valentim, oceanógrafa e diretora-presidente da
organização social Ame o Tucunduba
Samilly Valadares, quilombola amazônica, é psicóloga, educadora social e artivista. Embaixadora da Juventude UNODC/ONU Brasil

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE