
Nove dias após ter passado por um resgate dramático, no rio Negro, em Manaus, a onça-pintada que fugia provavelmente porque tinha sido alvejada por uma arma de caça, mostra boa recuperação. Em 01/10, o felino foi avistado por passageiros de uma embarcação. Longe das margens, ele estava completamente debilitado e já sem forças para nadar mais.
Graças a um resgate que mobilizou diversas instituições, a onça foi levada para uma clínica veterinária, onde constatou-se que ela tinha mais de 30 estilhaços de chumbo na cabeça e no pescoço, inclusive um que pegou em seu olho direito.
Após uma cirurgia em que parte desses fragmentos foram removidos, e sua condição foi estabilizada, o macho, que estima-se que tenha aproximadamente 5 anos de idade, foi levado para um recinto no centro de acolhimento do Zoo Tropical, na capital do Amazonas.
“Estou muito feliz com a recuperação dele”, diz o biólogo Nonato Amaral, diretor do zoológico. Para que ele não perca seus instintos selvagens e possa voltar à natureza assim que estiver prontamente restabelecido, o contato com seres humanos está sendo evitado ao máximo.
“Para eu entrar no espaço, adotei um protocolo, seguido de banho de folhas maceradas de mangueira, para minimizar qualquer odor externo”, conta Amaral. “A onça se alimenta, mas não sabe quem o está alimentando.”
O biólogo revela através das imagens de monitoramento foi possível observa-se que o olho que tinha sido lesionado apresentou melhora significativa, e ela responde a todos os estímulos visuais. “Isso é uma boa notícia , descartando uma lesão mais profunda no globo ocular”, afirma.
Além disso, a onça-pintada continua apresentando um comportamento bastante agressivo, o que é visto de maneira muito positiva também.
Na semana que vem, haverá uma reunião entre diversos órgãos ambientais estaduais e federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando será discutido um plano para a futura soltura do animal.
As autoridades pedem que qualquer informação sobre o caso seja denunciada através dos contatos abaixo, que servem também para o resto do Brasil:
– 💻Portal Fala.br
– 📞 Linha Verde do Ibama 0800 61 8080
– 📞197 ou WhatsApp (92) 3667 7575 – Polícia Civil
– 📞 190 – Polícia Militar
—————————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Mulher que matou onça-parda tem nome revelado e estava com irmã e pai durante o crime, no interior do Piauí
Vídeo mostra imagens brutais da caça a uma onça-parda em Santa Catarina
Em Pantanal, Zé Leôncio e Velho do Rio prendem caçadores, mas Brasil afora, criminosos matam animais silvestres impunemente
Foto de abertura: Nonato Amaral




