PUBLICIDADE

Obras de arte sobre aves brasileiras, disponíveis para download gratuito

Post 21 - Blog Avoando (autor: Sandro Von Matter)

Nossas belas aves – hoje, paixão de milhares de fotógrafos da natureza – já foram registradas no passado por dezenas de artistas de todo o mundo, tornando-se inspiração para milhares de pinturas que marcaram época e fizeram história.

Estes pintores e ilustradores foram essenciais para o desenvolvimento da ciência, em diversas áreas de estudo. Mas, no Brasil desempenharam papel fundamental nos campos da Zoologia, Botânica e Antropologia pois, eram estes profissionais que acompanhavam os naturalistas em expedições por terras nunca antes visitadas, registrando todos os detalhes do dia a dia dessas aventuras.

Nas obras de caráter científico do século 19, muito antes da popularização da fotografia, esses artistas eram fundamentais na documentação de lugares, povos, costumes, flora e fauna e, portanto, indispensáveis em expedições científicas. Era por meio dos seus olhos e pincéis que o mundo conhecia a fauna e a flora de lugares considerados exuberantes e inacessíveis, como muitas de nossas florestas.

Entre os naturalistas que contaram com equipes de ilustradores de excelência estão, por exemplo, Carl Friedrich von Martius e Johann Baptist von Spix, que chegaram ao Brasil em 1817.

Martius e Spix contaram com o apoio inestimável de pintores extremamente talentosos como Benjamin Mary, George Leuzinger, Johann Steinmann e Thomas Ender. Artistas que, além de retratar paisagens e espécies novas, muitas vezes preparavam ilustrações-modelo para serem posteriormente complementadas pelo próprio von Martius, que ilustrava cuidadosamente todos os detalhes botânicos das espécies nativas.

Entre as obras ilustradas por este grupo estão Reise in Brasilien, um dos relatos de viagem mais importantes do país, e a monumental Flora brasiliensis a mais completa obra sobre a flora brasileira, ambas fruto de uma viagem de quase quatro anos em que os naturalistas Martius e Spix percorreram o interior do Brasil por cerca de 10 mil km, partindo do Rio de Janeiro até Santarém, no Pará.

Muitos outros ilustradores de renome, retrataram especificamente as nossas aves, mas dois deles se dedicaram, nesta mesma época, aquela que, é de longe, uma das famílias de aves mais belas do planeta: os beija-flores.

Louis Victor Bevalet, pintor francês que viajou ao redor do mundo desenhando a diversidade de animais, foi o principal ilustrador da obra Histoire naturelle des oiseaux-mouches ou Colibris – Constituant La Famille Des Trochilidéscom mais de cem pinturas de beija-flores.

Henry Constantine Richter, pintor australiano que trabalhou durante grande parte de sua vida ao lado do ornitólogo John Gould, criou mais de 3 mil ilustrações entre litografias e aquarelas, com mais de 100 pinturas para o livro A Monograph of the Trochilidae.

Agora, eis uma ótima notícia pra espalhar! Estas obras, entre outras belíssimas ilustrações criadas por estes artistas e muitos outros, agora estão disponíveis para download gratuito!

Ao alcance de um clique

O projeto Biodiversity Heritage Library (BHL), consórcio internacional de bibliotecas de História Natural e de Botânica, digitalizou milhões de páginas dessa literatura, representando milhares de títulos e mais de 100 mil volumes. O objetivo é tornar acessível o legado da literatura mundial sobre biodiversidade.

São milhares de livros e ilustrações, centenas de pinturas de espécies nativas do Brasil e de outros países, como alguns beija-flores de Bevalet e Richter, disponíveis para leitura e download, liberados para utilização sem fins comerciais.

Você pode incrementar suas pesquisas ou mesmo decorar sua casa com centenas de ilustrações históricas de aves brasileiras, gastando apenas o custo de impressão. Além de deixar sua casa mais bonita, você aprofundará mais seus conhecimentos sobre a história dos naturalistas do século 19 e sobre o nosso maior patrimônio, a biodiversidade brasileira. Também tornará esse trabalho ainda mais conhecido entre todos que o visitarem.

No destaque deste post, fragmento de uma das ilustrações belíssimas de Henry Constantine Richter, no livro A monograph of the Trochilidæ, de John Gould, que destaco abaixo, com outras duas.

MonographTrochi4Goul_0090

MonographTrochi2Goul_0014

MonographTrochi2Goul_0242

Imagens: Ilustrações extraídas do livro digital A monograph of the Trochilidæ, or family of humming-birds (Biodiversity Heritage Library – BHL)

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Laura
Laura
7 anos atrás

Obrigada, Sandro! A sua dica foi fundamental para concretizar uma ideia de presente!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE