O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021

O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021

O jovem leão – ou será uma leoa? – flagrado pelo italiano Giovanni Querzani no Parque Nacional do Serengueti, na Tanzânia, parece se esborrachar de tanto rir. Mas não contente em flagrar esta imagem deliciosa, o fotógrafo ainda imaginou que o felino ria de suas habilidades fotográficas. Pode? Pode! Esta é uma das imagens inscritas este ano no Comedy Wildlife Photography Awards, o prêmio de fotografia mais divertido do planeta, que apresenta a beleza e um jeito mais leve de ver a natureza.

Participam fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo muito perspicazes – capazes de permanecer horas observando animais diversos para flagrar um movimento que parece estapafúrdio ou surreal, o que torna a competição bastante acirrada, todos os anos.

O concurso é gratuito e os fotógrafos podem enviar até 10 fotografias em seis categorias diferentes, incluindo terrestre, aérea, portfólio, subaquático e vídeo. Jovens fotógrafos – menores de 16 anos – têm uma categoria só para eles.

Entre os prêmios está um safári em Maasai Mara, no Quênia e o título de Fotógrafo do Ano e, como sempre, têm um componente relacionado à conservação ambiental. Este ano, o Comedy Wildlife Photography Award apoia a organização Save Wild Orangutans, que protege orangotangos selvagens dentro e ao redor do Parque Nacional Gunung Palung, Bornéu, com a doação de 10% de sua receita líquida total.

Os vencedores da 7ª edição deste concurso anual serão conhecidos somente em novembro, mas os organizadores não resistiram e fizeram uma seleção de 11 imagens entre as finalistas, pra gente começar a se divertir agora.

“Esperamos que as pessoas dêem uma olhada nessas imagens mais recentes e as compartilhem com seus amigos ou familiares que eles acham que podem ter a foto vencedora”, justificou o cofundador do Comedy Wildlife, Tom Sullam.

“No ano passado, nossa foto vencedora de uma tartaruga mal-humorada xingando a câmera tomou o mundo como uma tempestade. As pessoas adoram ver essas belas criaturas nessas situações bobas – isso nos lembra que não somos muito diferentes”.

Além de aguçar nossa curiosidade. Aqui, no Conexão Planeta, a gente também não resistiu e mostra esta edição especial agora. Quando os vencedores forem divulgados, mostraremos também, como temos feito desde 2016. Será que algumas destas imagens estará entre eles? Qual sua favorita?

Agora, vamos às fotos e suas legendas também hilárias criadas pelos autores.

O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021
O italiano GIOVANI GUERZANI chamou esta imagem de ROFL, que significa “Rolling On The Floor Laughing” (rolando de tanto rir, em tradução livre) e explicou: “Um jovem leão no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia, que aparentemente está rindo das minhas habilidades fotográficas”
O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021
LÁBIOS DOCES SÃO PARA BEIJAR é o titulo da foto do alemão PHILLIP STAHR, que fez esta foto em Boxfish, Curaçao, no Caribe Holandês“. “Normalmente é difícil tirar fotos de ‘peixes de caixa’. Eles não se incomodam com mergulhadores se aproximando, mas se você mostrar interesse, eles viram de costas. Por isso nadei e fiquei acima do peixe e não demonstrei nenhum interesse por ele. Ao mesmo tempo, minha câmera não estava na minha frente, mas embaixo, no peito, apontando para baixo. Quando chegou o momento certo, virei a câmera 90 graus para frente e apenas apontei e disparei, na esperança de ter o peixe no foco. Nunca esperei ter seus lindos lábios tão próximos”.
O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021
OBA! É SEXTA-FEIRA! da espanhola LUCY BEVERIDGE: “Um jovem antílope pequeno, de orelhas e pernas finas, parece preso no ar enquanto o sol começa a nascer sobre o Parque Transfronteiriço Kgalagadi. Não há informações sobre o motivo de seu pulo, mas algumas teorias sugerem que é uma forma de mostrar aptidão e força para afastar predadores e atrair parceiros”
O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021
O americano ARTHUR TREVINO teve a sorte de flagrar este encontro numa comunidade de Colorado: Hygiene, ao qual deu título de A ÁGUIA CARECA SE ASSUSTOU, e contou: “Quando a águia-careca falhou em sua tentativa de agarrar o cão da pradaria, o cão da pradaria, este saltou em direção à águia e a assustou por tempo suficiente para escapar para uma toca próxima. Uma verdadeira história de Davi contra Golias!”
O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021
A australiana LEA SCADDAN chamou de ESQUECIDAS esta imagem feita no Western Grey Kangaroo, em Perth, na Austrália:
“Dois cangurus cinzentos ocidentais estavam lutando e um errou o chute no estômago do inimigo”. Parece que eles estão dançando
O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021
YOGA BITTERN é de autoria do cingapuriano KT WONG. Ele flagrou este Yellow Bitter em ‘Satay By The Bay’, em Cingapura. “Um Yellow Bitter estava se esforçando muito para entrar em uma posição de caça confortável. Tirei essa foto quando estava entre dois caules de flor de lótus”. Lindo!
FELIZ, do sueco TOM SVENSSON: cena flagrada nas Ilhas Falklands.
“Esses pinguins estavam surfando nas ondas para a terra e pareciam tão felizes a cada momento…”
HOUSTON, TEMOS UM PROBLEMA” foi o nome escolhido pela espanhola TXEMA GARCIA LASECA para esta foto feita no Pantanal, no Brasil, e debocha: .“Este peixe fica surpreso quando é preso para um pássaro pescado”.
QUARENTENA, do canadense KEVIN BISKABORN. A cena foi flagrada em Raccoon, sudoeste de Ontário, no Canadá. “Isolado com sua família ansiosa para sair e explorar o mundo? Esses guaxinins orientais também. Quando você pensa que não há mais espaço no oco da árvore, o guaxinim mãe aparece e mostra como o espaço é compacto. Os bebês subiram em cima da mãe e uns dos outros, lutando para dar uma olhada ao mesmo tempo. Depois de explorar uma área particular com vários santuários de árvores, eu identifiquei esta como um ponto quente para famílias de guaxinins. Uma vez que os guaxinins vão de um covil para outro, muitas vezes não passando mais de uma noite por vez em um covil específico, localizar uma área com inúmeras opções é a chave para flagrar os animais. Eu tropecei nesta família e imediatamente trabalhei em nivelar a câmera com o buraco para evitar um ângulo para cima. Quando a câmera e o tripé ficaram prontos, os bebês guaxinins ficaram extremamente curiosos (e cooperativos), colocando suas cabeça para fora para olhar mais de perto!”
“Parece que o bebê hipopótamo queria a atenção da mãe, mas não estava conseguindo”, conta o indiano ROHIN BAKSHI sobre a cena que flagrou em Vwaza Game Reserve, em Malawi.
HUMOR DE SEGUNDA FEIRA DE MANHÃ foi o título escolhido pelo sul-africano ANDREW MAYES para esta foto feita em Pied Starling, na Reserva Natural Rietvlei, na África do Sul. “Eu tirei essa foto enquanto fotografava um grupo de estorninhos empoleirados em uma árvore. Ela resume perfeitamente o meu humor na maioria das manhãs de segunda-feira”

Com informações do Comedy Wildlife Photography Awards e My Modern Met

Um comentário em “O prêmio de fotografia mais divertido do planeta mostra 11 flagrantes entre os finalistas hilários de 2021

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.