O mundo se despede de Winter, golfinho que ganhou prótese após perder cauda, e encantou milhões com sua história de resiliência

O mundo se despede de "Winter", golfinho que ganhou prótese após perder cauda, e encantou milhões com sua história de resiliência

Winter era um dos animais mais famosos e queridos da Flórida. E provavelmente do mundo. A história do filhote de golfinho, que com apenas dois meses, ficou preso numa armadilha para caranguejos, em 2005, comoveu milhões de pessoas. Por causa dos graves ferimentos, sua cauda precisou ser amputada. Com poucas chances de sobreviver, ela foi levada então para o hospital veterinário do Clearwater Marine Aquarium. Tornou-se um xodó da equipe, que em pouco tempo ficou muito ligada a ela.

Além de seus cuidadores, Winter também tocou o coração de Kevin Carroll, um irlandês que é considerado um dos maiores especialistas em próteses. Ele ouviu uma notícia no rádio sobre o caso do golfinho e prontamente se ofereceu para ajudar. De graça. Ele já tinha produzido próteses antes para aves, cachorros e cavalos, mas nunca, para uma espécie marinha.

Apesar da jovem fêmea ainda conseguir nadar – ela perdeu não apenas a cauda, mas duas vértebras -, assim como peixes e tubarões, que vão de um lado a outro, Winter perdeu a habilidade de se mover para baixo e para cima, algo natural entre os golfinhos. Com isso, ela começou a ter problemas na coluna e desenvolver escoliose, por isso a prótese era tão fundamental.

Pois Carrol, ao lado do colega Dan Strzempka, que também teve uma perna amputada quando era criança, conseguiram desenvolver uma prótese flexível, de silicone, com a qual Winter se adaptou.

Essa história tão linda e comovente acabou inspirando um livro infantil,Winter’s Tale: How One Little Dolphin Learned to Swim Again,” publicado em 2009, e um filme, “Winter, o golfinho”, lançado dois anos depois, em que o ator Morgan Freeman interpreta Carroll e a própria golfinho é a estrela principal.

O mundo se despede de "Winter", golfinho que ganhou prótese após perder cauda, e encantou milhões com sua história de resiliência

Winter, com sua prótese na cauda

Ao longo desses últimos 16 anos, Winter cativou milhões de visitantes que a visitaram em Clearwater, no sul da Flórida. Mas recentemente seus cuidadores notaram que ela não estava bem. Se alimentava pouco e estava apática. Exames revelaram que havia uma torção de intestino, algo muito sério, e provavelmente consequência do seu ferimento quando ainda era um filhote. Infelizmente, ela faleceu na semana passada.

“Com o coração pesado, o Clearwater Marine Aquarium anuncia que Winter morreu aproximadamente às 20h. Durante a preparação para um procedimento, a equipe observou que o comportamento e os sinais vitais dela estavam diminuindo. A equipe médica tentou vários esforços para salvar sua vida, mas ela morreu confortada por seus cuidadores”, diz a nota divulgada pelo aquário.

E o texto continua:

“Cuidamos de Winter desde seu resgate em 2005, depois de se enredar em uma linha de armadilha de caranguejo e perder sua cauda. Mostrando resiliência e força, ela desafiou todas as probabilidades.

Ao longo de seu tempo conosco, ela prosperou e sua história de sobrevivência inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. De seus incontáveis ​​fãs de “Winter, o golfinho” a seus visitantes, ela tocou o coração de todos. Todos os dias, nos mostrou que tudo é possível se acreditarmos.

Sentiremos falta de seus sons de golfinhos e de sua personalidade corajosa, porém doce, de suas brincadeiras e como ela sempre parecia saber quem mais precisava de seu apoio. Sentiremos saudades de Winter.

Embora o tempo dela conosco tenha chegado ao fim, seu espírito e inspiração continuarão a viver em nossos corações para sempre”.

O mundo se despede de "Winter", golfinho que ganhou prótese após perder cauda, e encantou milhões com sua história de resiliência

A golfinho sendo cuidada com muito amor em seus momentos finais

Que Winter descanse em paz!

*Winter foi batizada com este nome por causa do mês em que foi encontrada – dezembro, quando é inverno no Hemisfério norte, e em inglês, inverno é winter.

Fotos: Clearwater Marine Aquarium

5 comentários em “O mundo se despede de Winter, golfinho que ganhou prótese após perder cauda, e encantou milhões com sua história de resiliência

  • 16 de novembro de 2021 em 8:15 AM
    Permalink

    Winter precisou partir após mobilizar o coração das pessoas que o ajudaram, para aprender com ele a lição de se comover e chorar por causa dele. Missão cumprida, Winter. Missão cumprida.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2022 em 12:08 PM
    Permalink

    Vc fez sua parte Winter.Missão cumprida garota!!

    Resposta
  • 16 de outubro de 2022 em 2:21 PM
    Permalink

    RIP Winter, a sua vida nos inspirou!

    Resposta
  • 11 de novembro de 2023 em 7:29 PM
    Permalink

    Só corrigindo Winter é inverno e não dezembro.

    Resposta
    • 11 de novembro de 2023 em 7:48 PM
      Permalink

      Oi Sandra,
      A explicação está mal redigida, vamos consertar, obrigada pelo alerta.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.