O litoral do Paraná pede socorro! E você pode ajudar!

Estamos na reta final da nossa campanha de financiamento coletivo, que busca tirar do papel uma proposta de um desenvolvimento responsável e sustentável ao litoral do Paraná. Faltam poucos dias para ela encerrar e precisamos de muito pouco para alcançar a meta!

Até o dia 3 de junho, a próxima segunda-feira, por meio do site Benfeitoria, você pode dar a sua contribuição para tirar do papel um projeto que será apresentado ao Governo do Estado como solução alternativa para gerar emprego e renda aos moradores do litoral, provocando o menor impacto possível às pessoas e à biodiversidade da região.

O litoral do Paraná ainda concentra algumas das últimas parcelas de Mata Atlânticaum bioma ameaçado de extinção – em bom estado de conservação do Brasil, mas vem sendo tremendamente ameaçado pela intenção de empresários interessados em lucrar às custas da sociedade.

Apoiados até o momento pelo Governo do Paraná, eles pretendem levar adiante a ideia de construir um porto privado no município de Pontal do Paraná, a menos de três quilômetros da Ilha do Mel (leia mais aqui).

A ilha é um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO, mas que pode perder o título e ter as características naturais, sociais e culturais singulares que acumula, condenadas pela instalação do porto e do complexo industrial, que seria construído ao custo de mais de R$ 369 milhões aos cofres públicos.

Dinheiro dos paranaenses para beneficiar poucos e prejudicar muitos! Incontáveis mazelas sociais e prejuízos às comunidades tradicionais que vivem no local, além dos violentos e irreparáveis danos ambientais seriam gerados.

A proposta de solução alternativa vem contando com o apoio da sociedade nos últimos dois meses e já alcançou 90% da meta estipulada para custear o desenvolvimento de uma proposta mais inteligente e responsável para a região.

O projeto compreende a proposição da chamada CICLO-RODOVIA INTERPRAIAS, solução que vai apresentar uma proposta de estrada que atenda comerciantes, moradores e o aumento do fluxo de turistas em épocas de temporada. Também busca estimular o transporte sustentável por meio de mais de 50 quilômetros de ciclofaixas e paragens turísticas que incentivem o desenvolvimento do comércio da região.

Ilustração do projeto da ciclofaixa

Para ver mais detalhes da proposta e ajudar, acesse já o site da Benfeitoria, neste link! Para cada doação, uma recompensa! Confere lá!

Juntos, podemos fazer alguma coisa! Vamos nessa?

Imagens: divulgação OJC

Deixe uma resposta

Observatório de Justiça & Conservação

O Observatório de Justiça e Conservação (OJC) é uma iniciativa apartidária e colaborativa que trabalha fiscalizando ações e inações do poder público no que se refere à prática da corrupção e de incoerências legais em assuntos relativos à conservação da biodiversidade, prioritariamente no Sul do Brasil, dentre os quais se destacam, a Floresta com Araucária