PUBLICIDADE

O brasileiro José Truda Palazzo Jr. recebe prêmio internacional pela vida dedicada à proteção das baleias

O brasileiro José Truda Palazzo recebe prêmio internacional pela vida dedicada à proteção das baleias

O gaúcho José Truda Palazzo Jr. tinha apenas 15 anos quando começou a trilhar sua jornada pela conservação. Ainda adolescente iniciou sua luta contra a caça às baleias. Organizou campanhas para dar um fim à ação dos japoneses em águas brasileiras na década de 70. E nas últimas cinco décadas nunca mais parou.

Para homenagear a vida dedicada à proteção das baleias e à preservação do meio ambiente, o International Fund for Animal Welfare (IFAW) concedeu a Truda, como é mais conhecido – na esquerda na foto acima – o prêmio Animal Action Award, durante uma cerimônia realizada ontem (17/10), em Londres.

“Anos atrás, a baleia-franca-austral foi considerada extinta no Brasil depois que sua população foi dizimada pela caça. Fui chamado para investigar alguns avistamentos de uma grande baleia negra em Santa Catarina e quando cheguei lá não pude acreditar no que via. Eu soube imediatamente que era a baleia-franca-austral – de volta à beira do abismo”, disse ele. “Durante os 30 anos seguintes, trabalhei em iniciativas para recuperar os números e, eventualmente, elas se recuperaram”.

Truda foi o fundador do Projeto Baleia-Franca e participou ativamente de debates internacionais junto à Comissão Baleeira Internacional para acabar com a caça às baleias. Atualmente o brasileiro atua como membro de vários comitês internacionais, incluindo a Força-Tarefa para Mamíferos Marinhos e Áreas de Proteção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e é membro vitalício da Fundação Australiana de Conservação.

O ambientalista é ainda co-fundador da iniciativa Mergulhadores pelos Tubarões, que trabalha para conter o declínio da população desses animais e combater o tráfico ilegal de barbatanas.

Autor de diversos livros, ao longo de sua trajetória Truda já recebeu inúmeros prêmios e homenagens, nacionais e internacionais.

“Neste momento da minha vida, poucas coisas me deixam sem palavras. Mas saber que ganhei esse prêmio foi um desses momentos”, ressaltou. “Sinto-me humilde e especialmente honrado pelo IFAW ter considerado adequado reconhecer o meu trabalho, uma vez que tem sido uma parte tão importante do meu ativismo durante muitas décadas. Que privilégio, de fato”.

Os escolhidos para receber o Animal Action Award do Ifaw são todos pelo público. Este ano, foram recebidas mais de 470 indicações de 21 países. Após um processo de revisão e seleção, seis vencedores de todo o mundo foram selecionados.

Palazzo, segundo à direita abaixo, ao lado dos outros ganhadores do Animal Action Award
(Foto: divulgação Ifaw)

Foto de abertura: divulgação Ifaw

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE