O ativista social indiano Manish Jain está no Brasil para falar de educação e conhecer experiências inovadoras. Participe!

Existe momento mais oportuno para falar de educação do que este no qual vivemos? Em que parlamentares retrógrados tentam aprovar o projeto Escola Sem Partido no Congresso, com o objetivo de eliminar os princípios de Paulo Freire, evitar ideias progressistas e implantar um ensino moralista e religioso? Uma espécie de modelo industrial de educação, contra o qual o ativista social Manish Jain luta em suas andanças pelo mundo.

Pois a partir de hoje, ele está no Brasil para viver uma jornada de aprendizagem colaborativa, durante a qual ele falará sobre o programa Re-Imaginando a Educação e conhecerá experiências inovadoras.

Para ele, o sistema educacional atual “visa apenas formar profissionais competitivos, que se enquadram em determinada hierarquia, criando, assim, seres humanos incapazes de solucionar as questões complexas da sociedade contemporânea”. E completa: “O modelo de educação industrial subestima a cultura e o conhecimento local, suprime a criatividade e torna a sociedade desumana, produzindo inúmeros descontentes”.

Manish destaca, ainda, que o modelo praticado hoje só promove a exclusão social, exalta a cultura urbana e a sociedade globalizada. Mas também ressalta que, em todos os cantos, para além dos muros das escolas, existem “iniciativas pioneiras solidárias que criam novos ambientes de aprendizagem, que se mostram cada vez mais potentes e transformadoras˜. E, assim, novas formas de aprender e de ensinar surgem.

E são estas iniciativas em comunidades atuantes nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty que Manish quer conhecer. Ele vai visitar comunidades que inspiram jovens a tornarem-se protagonistas de suas próprias vidas por meio da arte, da música, da dança, da gastronomia e da educação alternativa.

Veja a programação, inscreva-se e participe!

Jornada no Rio de Janeiro

10/11 – Desaprender para Aprender, ColaborAmerica
Na Fundição Progresso, Palco Nise da Silveira

11/11 – Workshop Reimaginando a Educação e o Ativismo, com Bayo Akomolafe e Manish Jain
No Terra – Transição em Rede, Rua das Laranjeiras, 125, próximo ao metrô (11 às 19h)
Inscrições: http://bit.ly/Vivenciareimaginando

12/11 – Visita à Maré – saída às 11h

Jornada em São Paulo

13/11 –  Você no mundo: um diálogo sobre o trabalho e jornada pessoal
Espaço ZYM, Rua Tonelero, 1248, Vila Ipojuca, São Paulo / das 9h às 13h – incluindo almoço
Inscrições: https://goo.gl/i5vy3m

14/11 – Cozinhando com Manish Jain: a mágica dos alimentos na construção de comunidades
Espaço ZYM, Rua Tonelero, 1248, Vila Ipojuca, São Paulo / das 10h às 18h
Informações: manishnobrasil@gmail.com

15/11 – Workshop Re-imaginando a Educação com Manish Jain: um dia de (des)aprendizagem
Espaço ZYM, Rua Tonelero, 1248, Vila Ipojuca, São Paulo / das 10h às 18h
Inscrições: https://goo.gl/edo1t2
Informações: https://manishnobrasil.wordpress.com

17 e 18/11 – Construindo Comunidades Resilientes –  – uma experiência pelas quebradas de São Miguel Paulista (17) e Jardim Ângela (18)
Local de encontro: Espaço ZYM, Rua Tonelero, 1248, Vila Ipojuca, São Paulo / 8h
Inscrições: https://goo.gl/edo1t2

20/11 – Conversa sobre as Universidades Livres – com São Joaquim e outras organizações da zona sul
(a confirmar)

30/11 e 01/12 – Palestra e vivência com Manish Jain
Sesc Sao Paulo – Bom Retiro e Interlagos

Jornada em Paraty

23/11- Visita à Escola Comunitária Cirandas da Educação
Escola Comunitária Cirandas / das 15:30h as 19h
Inscrições: https://goo.gl/PWcrW2

24 e 25/11- Desconferência com Manish Jain e Edgard Gouveia / Cirandas na Educação
Casa do Centro Histórico / 24/11 de 10h as 18h | 25/11 de 10h as 15h
O programa é inspirado na Desconferência de Sociedades de Aprendizagem, evento promovido na Índia desde 2002 pela Shikshantar e seus parceiros, dentro do contexto da cultura da colaboração (gift culture).
Com esse trabalho, Manish quer promover a criação de espaços de trocas e interações onde todos os participantes são professores, cocriadores e voluntários.

Inscrições: https://goo.gl/PWcrW2

26/11 – Visita à aldeia Guarani Araponga
Aldeia Araponga, o ponto de encontro será informado aos inscritos / de 9h as 15h
Inscrições: https://goo.gl/PWcrW2

Como fazer inscrição 

A Jornada de Aprendizagem Re-imaginando a Educação com Manish Jain é um projeto colaborativo. O valor das inscrições ajuda a financiar os gastos com sua viagem. Por isso, a Planetária os organizadores brasileiros criaram diversas faixas de preços para que todos os interessados possam participar, contribuindo como podem. Assim, quem pode pagar mais (padrinho), contribui para que outros, que pouco podem dar, participem do programa também.

Nos links de cada inscrição – São Paulo e Paraty – estão informações e orientações detalhadas.
Contato por e-mail: manishnbrasil@gmail.com

Para saber mais, acompanhe o blog Manish no Brasil.

Quem é Manish Jain

Formado em Harvard e M.I.T., Manish trabalhou em agências internacionais como Unesco, PNUD, Unicef, Usaid e instituições como Banco Mundial e Morgan Stanley, em países da África e da Ásia. Mas viu que não poderia seguir trabalhando para um sistema que considera comunidades tradicionais como um empecilho ao desenvolvimento. Manish se deu conta, ainda, de que estes pensamentos são criados dentro das próprias universidades.

Para ele, a educação moderna é vista como a solução para os dilemas do mundo, mas este modelo estratifica a sociedade e cria grande parte dos problemas sociais e ambientais que vivemos.

De volta à Índia para reaprender com seu povo, Manish propõe uma sociedade de aprendizado para criar alternativas ao modelo atual de desenvolvimento, baseada na cultura da colaboração.

Assim, em 1992, fundou o Shikshantar – The People’s Institute for Rethinking Education and Development, na cidade de Udaipur, no Rajastão na Índia, e dedica-se a repensar formas de educação com imaginação e criatividade.

Em 2010, criou a Swaraj University paraoferece aos alunos, alfabetizados ou não, a possibilidade de escolher seus próprios líderes e de aprender de acordo com seus sonhos e não apenas para ganhar um pedaço de papel.

Foto: Haroldo Castro/Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.