PUBLICIDADE

O artista Kobra se une ao chef Henrique Fogaça em ação urbana e social: novo mural sobre a fome e almoço para pessoas em situação vulnerável

O artista Kobra se une ao chef Henrique Fogaça em ação urbana e social: novo mural sobre a fome e almoço para pessoas em situação vulnerável

No Domingo de Páscoa, em 9 de abril, o artista Eduardo Kobra finalizou e inaugurou um novo mural – Fraternidade – na Paróquia São Paulo da Cruz (conhecida também como Igreja do Calvário), na Rua Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. 

Diante de fãs e curiosos, ele deu os últimos retoques e assinou a obra que ‘fala’ da fome em 62,7 metros de altura por 7,6 metros de largura, nos quais foram utilizados 200 litros de tinta, 60 litros de solvente, 30 rolos de fita crepe e 120 latas de spray.

E, assim, Kobra deu início a um evento promovido pelo Instituto Kobra, que incluiu almoço preparado pelo chef Henrique Fogaça, no Salão Nobre da igreja, para 120 pessoas em situação de vulnerabilidade, atendidas pelos projetos Cracolândia – Da Pedra para a Rocha (80) e Fraternidade, O Caminho (40). 

O cardápio? Polenta com ragu de linguiça, de entrada; moqueca de banana da terra com peixe branco, arroz e farofa com pimenta dedo de moça, como prato principal; e brigadeiro com calda de chocolate, de sobremesa. Imagina a alegria das pessoas atendidas?

Parceria da Igreja e do pastor Rica

O artista Kobra se une ao chef Henrique Fogaça em ação urbana e social: novo mural sobre a fome e almoço para pessoas em situação vulnerável
O Padre Norberto, da Igreja do Calvário, o chef Fogaça, o muralista Kobra e o pastor Rica em frente ao novo mural / Foto: Agência Duetto

A ação urbana e social contou com a parceria da igreja – que preparou o muro e os andaimes para a pintura e cedeu as instalações para o almoço – e, também, com o apoio do pastor Rica, que trabalha há muitos anos na Cracolândia.  

O artista Kobra se une ao chef Henrique Fogaça em ação urbana e social: novo mural sobre a fome e almoço para pessoas em situação vulnerável
Kobra finaliza e assina o novo mural / Foto: Agência Duetto

“Convidamos o chef Henrique Fogaça e o pastor Rica, e ambos aceitaram participar, imediatamente. Além de cozinhar, Fogaça conseguiu os alimentos para o almoço. O pastor Rica trouxe, além das 80 pessoas resgatadas pelo projeto, para almoçarem, 15 pessoas do projeto que já estão em fase de reinserção, para integrar a equipe de serviço como garçons e outras funções”, conta Kobra.

O Padre Norberto Donizetti Brocado, que lidera a Paróquia, explica que, desde que o projeto para uma nova pintura do muro da igreja lhe foi apresentado pelo Instituto Kobra, “o abraçamos com ousadia e esperança. Creio que a arte de Eduardo Kobra pode gerar sempre mais solidariedade e fraternidade entre todas as pessoas”. 

Durante a inauguração, ele abençoou o mural: “Que esta obra de arte seja para o bairro de Pinheiros, para a cidade de São Paulo, para o Brasil e para o mundo, um sinal de que é possível ter um novo jeito de nos doarmos, de resgatarmos pessoas para a vida e de sermos sempre fraternos”.

O artista Kobra se une ao chef Henrique Fogaça em ação urbana e social: novo mural sobre a fome e almoço para pessoas em situação vulnerável
O novo mural na Igreja do Calvário, em Pinheiros, SP / Foto: Drone Cyrillo

“Solução para todos os problemas a gente não tem, mas iniciativas como essas, de pessoas que se empenham em prol de boas causas, podem amenizar os problemas de muitas pessoas”, destaca Dom Rogério Augusto das Nevesbispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, que finalizou: 

 “Somos todos filhos de Deus, imperfeitos, mas a gente pode fazer muita coisa se temos boa intenção e o coração bom. Que esse painel maravilhoso fique impresso no muro e no coração de cada pessoa, com essa mensagem tão positiva!”.  

“Se o mundo fosse diferente, eu não falaria da fome”

Kobra diz que gostaria de não precisar falar sobre a fome em seus murais. “Se o mundo fosse diferente, eu não falaria da fome. Mas basta a gente andar pelas cidades do Brasil ou mesmo em grandes cidades e capitais do mundo, que vê famílias inteiras nas ruas, pessoas em situação de fome, muitas vezes devido a outro grave problema, que é o desemprego. Como resultado, há o desequilíbrio social e a desigualdade”

E continuou: “Nesse mural, criei duas mãos que ocupam o painel inteiro. Uma das mãos é de um idoso ou idosa que oferece um prato de comida. A outra, que recebe, simboliza de forma geral todas as pessoas do mundo que passam por esse tipo de situação”.

O artista Kobra se une ao chef Henrique Fogaça em ação urbana e social: novo mural sobre a fome e almoço para pessoas em situação vulnerável
Vista aérea do mural Fraternidade de Eduardo Kobra, na rua Cardeal Arcoverde / Foto: Drone Cyrillo

Na pintura, a mão que oferece o prato de comida tem as características pictóricas do artista, sua marca registrada. Já a mão que recebe, faz referências ao mapa mundi, simbolizando que a fome é um problema existente em vários países e, também, que combatê-la deve ser uma causa mundial

“Resolvi utilizar uma imagem direta para falar de tema tão delicado. O mural busca ser simples e direto para sensibilizar as pessoas que transitam pela região ou que vão conhecer o mural através da mídia e redes sociais”. 

E finalizou: “Que sua mensagem ajude a tornar as pessoas mais solidárias, a doarem mais, a se doarem mais, enfim, a ter mais fraternidade e solidariedade para ajudar ao próximo”!. 

“Alegria para elas e para nós”, destaca chef

Foto: Agência Duetto

Esse também foi o espírito que moveu o chef Fogaça a aceitar o convite. 

“Quando Kobra ligou, dizendo que iria refazer o muro da Igreja do Calvário e fez o convite para que eu participasse da ação e servisse 120 pessoas em situação de vulnerabilidade, aceitei na hora”, declarou o chef.

“Esse é o tipo de ação que estou acostumado a fazer e sempre tenho prazer em contribuir. Fiquei muito feliz por ter sido convidado para um trabalho tão importante dentro da cidade de São Paulo e poder ajudar”. E acrescentou:

“O importante é que fizemos na Páscoa um almoço e servimos as pessoas, proporcionando um momento de alegria para elas e, também, para nós mesmos. Que a data inspire muita gente para ações durante o ano inteiro!”.

Kobra interagiu com os convidados / Foto: Agência Duetto

Outros murais na região 

muro da Igreja do Calvário, um dos primeiros que o artista ‘grafitou’ fora do bairro onde nasceu, o Campo Limpo, é tradicional na trajetória de Kobra: foram mais de 20 murais no local, alguns pintados de forma ilegal e renovados a cada ano, sem permissão. 

“Acho que gostaram desde o início, já que faziam ‘vista grossa’. Eu chegava lá, colocava a escada e pintava. Aos poucos, conheci o padre e pessoas da igreja, que passaram a me autorizar ou, até mesmo, a me convidar para pintar murais”.

O mural Coexistência, por exemplo, realizado em 2021, durante a pandemia (como contamos aqui), está em outro muro da igreja, na rua Henrique Schaumann, onde Kobra tem outras obras. 

Foto: reprodução Facebook Eduardo Kobra

Veja os vídeos que Kobra publicou em seu Instagram para mostrar a inauguração do mural na Igreja do Calvário e a ação social com o chef Fogaça e o pastor Rica.

__________

Com informações da Gontof Comunicação

Fotos (destaque): Agência Duetto

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE