Ministro da Agricultura da Argentina é vegetariano e defende o meio ambiente e os orgânicos

Novo ministro da agricultura da Argentina é vegetariano e defende o meio ambiente e os orgânicos

Nossos vizinhos argentinos, sempre tão criticados e ironizados por nós, brasileiros, deram um belo exemplo na hora de compor seu ministério. Pelo menos na pasta da Agricultura, Pecuária e Pesca. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, que tomou posse em dezembro do ano passado, escolheu o engenheiro agrônomo Luis Eugenio Basterra para o cargo.

“Este ministério terá como foco a igualdade social e territorial. Nossa área tem uma enorme responsabilidade de contribuir para a meta a que nosso presidente propôs, que é combater a fome“, disse dias após assumir o cargo.

A Argentina vive uma de suas piores crises da história. Com a inflação acima dos 50%, a expectativa é que a economia do país encolha pelo segundo ano consecutivo, em 2020. Os índices sociais são todos desanimadores: taxa de desemprego a 10,6% e aumento de 35% da pobreza.

De cabelos longos, sorriso fácil e conciliador, Basterra nasceu em Resistência, Chaco, província argentina com maior índice de desnutrição infantil do país. Talvez por isso, também esteja tão empenhado em melhorar as condições de vida dos argentinos mais pobres.

Com uma longa carreira política, antes de assumir o comando da pasta agrária, ocupava o cargo de deputado federal. Entre seus projetos de lei apresentados estão a promoção de alimentos orgânicos, a declaração de que espécies da fauna e flora argentina deveriam ser de interesse nacional e um maior controle sobre os produtos fitossanitários (agrotóxicos/defensivos agrícolas). Conseguiu aprovar a criação de duas áreas de proteção marinha.

Ao longo dos anos, Luis Basterra ficou conhecido pela sua proteção a uma agricultura sustentável, em harmonia com o meio ambiente. O ministro da agricultura da Argentina defende o cultivo familiar e os pequenos produtores. “Em nosso país, há espaço para todos, mas a prioridade é para quem mais precisa”.

Luis Basterra: o ministro da Agricultura que defende o meio ambiente

Em sua vida pessoal, Basterra pratica a biodança e o veganismo. Isso mesmo! O ministro da Agricultura e Pecuária do país, que é um dos maiores consumidores de carne do mundo, é vegetariano. Ele costuma brincar que, dessa maneira, “sobra mais para os outros”.

Muitos o chamam de “hippie ambientalista”, e agora é esperar para ver como será seu mandato como ministro da Agricultura na Argentina. O discurso parece bom, mas nem sempre na prática a coisa funciona.

Certamente os argentinos estão melhores servidos do que no Brasil, onde a ministra da mesma pasta, Tereza Cristina, era líder da bancada ruralista e foi apelidada por seus colegas de “musa do veneno” (leia mais aqui).

Entre o “hippie ambientalista” e a “musa do veneno”, com quem você prefere ficar?!

Leia também:
Bela Gil e Sergio Marone convocam brasileiros a protestar contra a isenção fiscal dos agrotóxicos e a pressionar o STF
Governo libera registro de mais 57 agrotóxicos: agora, são 410 novos venenos em 2019!
Rede de supermercados sueca boicota produtos brasileiros por causa de excesso de agrotóxicos

*Com informações do site Agrositio e da Revista Globo Rural

Fotos: reprodução Facebook Luis Basterra

Um comentário em “Ministro da Agricultura da Argentina é vegetariano e defende o meio ambiente e os orgânicos

  • 23 de junho de 2020 em 7:54 PM
    Permalink

    Maravilhoso ??????

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.