PUBLICIDADE

Novas espécies de aranha-pavão surpreendem por cores e ritual de acasalamento


Novas espécies de aranha-pavão surpreendem por cores e ritual de acasalamento

A natureza é realmente incrível. E são os pequenos detalhes que mais nos impressionam. É o caso, por exemplo, de duas novas espécies de aranhas descritas por biólogos na Austrália.

Apesar de minúsculas – cerca de 2 milímetros -, as aranhas-pavão apresentam cores extraordinárias e um ritual de acasalamento encantador.

O biólogo alemão Jürgen Otto, principal autor do artigo científico divulgado recentemente na publicação internacional Peckhamia em que as espécies são descritas pela primeira vez, disse que as cores do aracnídeo lembram as “de uma coroa de um faraó”, tal sua exuberância.

As novas espécies ganharam os nomes de Maratus unicup e Maratus tortus. Esta última, foi avistada inicialmente por David Knowles, em 1994, que voltou à região muitas vezes depois, assim como Otto.

A Maratus tortus se preparando para a dança do acasalamento

No mundo todo, até agora, eram conhecidas 68 espécies de aranhas-pavão.

O ritual de acasalamento desses aracnídeos é realmente especial. O macho dança, movendo seu abdômen de um lado a outro, enquanto a fêmea o observa bem de perto.

“Não há outra aranha-pavão que tenha este tipo de comportamento”, destacou Otto, em entrevista ao jornal The Guardian. “É quase como um tourada espanhola, em que a fêmea é o touro e o macho o toureiro”.

Jürgen Otto é um especialista em aranhas, sobretudo, as endêmicas do oeste da Austrália. Em seu website, há imagens incríveis delas e um material incrível para pesquisas na área.

No ano passado, no blog Curiosidade Animal ,o biólogo Fábio Paschoal falou justamente sobre o sucesso do acasalamento da aranha-pavão em um vídeo na internet e sobre o belíssimo trabalho feito pelo colega alemão.

————————————-

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o soninho e receba as novidades direto no celular.

Leia também:
Dança do acasalamento das aranhas-pavão é sucesso na internet
Proteína de aranha pode curar câncer que dizima diabo-da-Tasmânia
Eu, as aranhas-saltadoras e o universo!

Fotos: Jürgen Otto 

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan de Brito Pitilin
Renan de Brito Pitilin
1 ano atrás

Só para corrigir e melhorar a reportagem, aranhas não são insetos, são aracnídeos!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE