PUBLICIDADE

Nova Zelândia irá taxar ‘gases’ de ovelhas e bois para frear o aquecimento global

Nova Zelândia irá taxar 'gases' de ovelhas e bois para frear o aquecimento global

Não tem jeito, é um processo natural. Em seu processo de digestão, vacas, bois, ovelhas e outros animais produzem o gás metano. E consequentemente, o liberam no ar. Nada demais, certo? O problema é quando há um rebanho gigantesco no planeta sendo criado para atender a demanda do consumo de carne, haja metano na atmosfera e aí é que entra o detalhe: assim como o dióxido de carbono, o metano é um gás de efeito estufa e contribui para o aquecimento da superfície da Terra. Todavia, ele é 30% mais potente que o CO2.

Por esta razão, o governo da Nova Zelândia – um país com pouco mais de 5 milhões de habitantes, mas aproximadamente 10 milhões de bois e 6 milhões de ovelhas -, anunciou que pretender taxar os gases emitidos por esses animais para combater a crise climática.

Quase 50% de todas as emissões de gases de efeito estufa na Nova Zelândia são provenientes do setor agropecuário.

“Não há dúvida de que precisamos reduzir a quantidade de metano que estamos colocando na atmosfera e um sistema eficaz de precificação de emissões para a agricultura desempenhará um papel fundamental em como conseguiremos isso”, afirmou James Shaw, ministro de Mudanças Climáticas.

A ideia é que a taxação comece a partir de 2025. Todavia, o projeto inclui subsídios financeiros aos produtores e estímulo para que sejam plantadas mais árvores nessas propriedades rurais para servirem como compensação pelo carbono emitido.

A Federação Nacional dos Fazendeiros apoia a proposta. “Trabalhamos com o governo e outras organizações há anos para chegar a um plano que não acabe com a agricultura na Nova Zelândia. Estamos felizes”, disse à BBC Andrew Hoggard, presidente da entidade.

No mês passado, a Nova Zelândia lançou um programa de U$ 1,9 bilhão com iniciativas para frear as mudanças climáticas. O imposto sobre a emissão de gases de animais não faz parte dele. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o dinheiro arrecadado com o imposto será investido em pesquisa e consultoria para a agricultura.

*Com informações do site da BBC News

Leia também:
Nova Zelândia proíbe exportação de animais vivos em navios
Adição de algas à ração do gado diminui emissão de metano, gás associado ao aquecimento global
Acordo global prevê redução das emissões de metano em 30% até 2030
Após sacolas, Nova Zelândia anuncia proibição de mais produtos descartáveis plásticos e isopor

Foto: Ian Livesey/creative commons/flickr

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE