PUBLICIDADE

Nova técnica pode evitar abate cruel de bilhões de pintinhos machos


Todos os anos entre 4 e 6 bilhões de pintinhos do sexo masculino são mortos no mundo. Eles são “inúteis” para a indústria aviária, por isso, são abatidos, na maioria das vezes, de forma cruel – triturados -, ainda vivos.

Acontece que as fêmeas colocam ovos, mas os machos não. Além disso, não engordam o suficiente para serem utilizados como carne. Por essa razão, são descartados.

Para dar um basta a esse extermínio, a empresa alemã Seleggt desenvolveu uma técnica que consegue identificar, nove dias após a fertilização do ovo, se há ali uma ave do sexo masculino ou feminino.

Assim como outras espécies, pintinhos e pintinhas secretam hormônios diferentes e a nova técnica consegue identificá-los.

Através do processo, os ovos que estão na incubadora passam, primeiramente, por um sensor, que aponta se ele já foi fertilizado. Caso tenha sido, um laser ultrafino perfura a casca e extrai um quantidade mínima de fluido, sem comprometer em nada a qualidade do ovo. A substância então é analisada e caso contenha hormônio feminino, o ovo continua na incubadora. Já os que apresentam hormônios masculinos, são usados como ração para animais, evitando assim, o abate dos pintinhos após o nascimento.

Laser consegue retirar fluido que indica se o ovo é de uma fêmea ou de um macho

Em novembro, começaram a ser vendidos em supermercados da capital Berlim os primeiros ovos com o selo da empresa, indicando que a criação do produto elimina o abate dos machos.

A marca RespEggt garante que não há crueldade animal na produção dos ovos

O projeto da Seleggt foi financiado pelo Ministério de Agricultura e Alimentos da Alemanha. De acordo com a constituição do país, “nenhum indivíduo pode causar mal ou provocar dor e sofrimento a um animal sem um motivo válido”.

Para os alemães, matar um pintinho macho só porque ele não coloca ovos não é um motivo aceitável.

Estudos realizados pelo departamento científico da Universidade da Alemanha mostram que, para que uma espécie animal sinta dor, dois fatores são necessários. O primeiro deles é que os neurônios do sistema nervoso central estejam formados. Depois, é preciso que o cérebro possa registrar os sinais dos neurônios e transmita os impulsos da dor. Para os cientistas alemães, os embriões da ave só teriam a capacidade de “sofrer” depois do 15º dia de incubação. Por isso mesmo, a data exata da análise dos hormônios feita pela técnica da Seleggt é tão importante.

Fotos: domínio público/pixabay (abertura) e demais divulgação Seleggt 

Comentários
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

A frase “para os alemães, matar um pintinho macho só porque ele não coloca ovos não é um motivo aceitável”, se destaca na matéria como um raio de luz na escuridão. Não apenas para os alemães mas para veganos do mundo inteiro, não é aceitável matar animais, sejam eles pintinhos machos, galinhas adultas, bovinos, caprinos, equinos, suínos, aves e animais marinhos, animais bebês ou idosos, sob nenhum pretexto, nem mesmo para esdrúxulos e desnecessários estudos científicos, para aprendizados acadêmicos onde a primeira aula é não chorar nem sentir pena, por esporte, lazer, oferenda “religiosa” ou seja lá o que a demente raça humana, supostamente superior, inventa por conta de sua ignorância, truculência e inferioridade. Não é aceitável nem ético, nem ecologicamente correto ou higienicamente aceitável, que cadáveres sejam consumidos, que animais simbólicos do Presépio sejam degustados e que até mesmo cães e gatos, nossos “queridinhos” sejam raptados de seus tutores, ainda portando sua coleirinha, para serem despejados, aos montes em gigantescas panelas ferventes, ainda vivos, como ocorre em alguns países da Ásia.Sob nenhum pretexto, nem mesmo o da miséria e fome durantes a guerra;a guerra acabou mas o vício alimentar não deu lugar à compaixão e ao respeito a todos os seres vivos. Pintinhos machos são sagrados, cobaias de laboratório também, tanto quanto bebês humanos não merecem ser descartados no lixo, nenhum senciente de qualquer espécie deve ser sacrificado, porque ele pensa, sofre, sente medo e dor. Não existe justa causa para homicídios, carnificinas, matanças de qualquer espécie, contra qualquer pessoa, multidões, pintinhos machos ou um “simples” passarinho quando se trata de defender a Vida, respeitando seu inviolável tempo de gestar, nascer, crescer, procriar e partir, exatamente como qualquer um de nós deseja que aconteça consigo mesmo, com seus filhos, avós ou seus amados e paparicados PETS. A não ser em legítima defesa da própria vida, matar não é um motivo aceitável sob nenhuma hipótese, seja quem for a vítima.
https://www.sejavegano.com.br/
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-paises-que-ainda-consomem-carne-de-gato-e-cachorro/

Dr. Vladimyr Rosseto Abramov
Dr. Vladimyr Rosseto Abramov
3 anos atrás
Reply to  Sandra

Se quer que seu ponto de vista seja respeitado pelo outros, respeite as escolhas contrárias às suas. Existe uma razão para os humanos não serem veganos em sua maioria. O Veganismo talvez traga vantagem para as nações desenvolvidas mas traria malefícios absurdos para 2 bilhões de subnutridos que existem em todo o mundo e que ainda não tiveram a chance de ter uma dieta rica em proteína animal como você muito provavelmente já teve. Isto sem falar em dezenas de micronutrientes que somente existem na proteína animal ou são de difícil reposição em dietas veganas (difícil, não impossível, mas requer disciplina, auto controle e investimento pessoal). Não existe apenas um lado, existem dois e é necessário o equilíbrio e não ativismo e polarização.

Thiago
Thiago
3 anos atrás
Reply to  Sandra

Não mudaria uma vírgula, parabéns.

Carolina Zanela Correia
Carolina Zanela Correia
1 ano atrás

Acho inacreditável que tenha sido um Dr. a escrever tamanhas asneiras! Primeiramente que ninguém o desrespeitou de nenhuma maneira foi voce quem se sentiu atacado pela sua própria consciencia! Depois que esse mito de que alguns nutrientes só existem na carne já foram destruídos ha decadas, ou seja voce deve ser um dinossauro da saúde, vulgo IDOSO. A unica vitamina que precisamos suplementar é a B12 que pode ser encontrada de forma não animal. Prosseguindo é totalmente viavel uma dieta vegana que não seja custosa visto que o item mais caro da geladeira geralmente é justamente a carne! Continuando senhor, aonde pasta uma vaca para alimentar os poucos que podem pagar por ela podem ser plantados grãos que são mais baratos e podem alimentar MUITO MAIS PESSOAS! Sem falar na quantidade de agua que animais de corte consomem diariamente, ração etc. A produção de carne é que torna alimentação no mundo mais cara e inacessivel, se não fosse a produção de carne provavelmente a fome no mundo NAO EXISTIRIA. Mas é claro que voce não pode ver isso já que está movido apenas pela sua gula e seu paladar e não pela saúde ou compaixão com o proximo como voce tenta fantasiar que é até para si mesmo! Veja se faz sentido que precisemos de nutrientes de segunda mao, que ja foram processados por outra criatura quando podemos obte los frescos e sem cadaverina e putrefacina no organismo, fora todos as outras substancias cancerigenas e remedios que estamos consumindo por tabela quando comemos animais, voce deveria se informar antes de espalhar idiotices tamanhas, mas se qualquer um ja se acha médico quando se trata de veganismo que dirá um médico que ja pensam que sao Deuses por excelencia e que sua opinião é um fato por si só. “””’E vocês armam seus esquemas ilusórios
Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez
Mas acontece que tudo tem começo
E se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês”””

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE