Novo temporal em Petropólis faz mais vítimas e destrói memorial pelos 223 mortos da tragédia do mês passado

Nova inundação em Petropólis faz mais vítimas e destrói memorial para os 223 mortos da tragédia do mês passado

Ontem à noite, as redes sociais foram tomadas por um vídeo assustador que mostrava uma tromba d’água arrastando tudo que ‘via pela frente’, na Avenida Roberto Silveira, no centro de Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro.

Como nas imagens da tragédia ocorrida em 15 de fevereiro, carros foram levados com a forte correnteza, como se fossem brinquedos. Mas, desta vez, as águas barrentas levaram, também, algumas das cruzes fixadas na Praça da Águia para lembrar as 233 vítimas fatais da inundação ocorrida um mês antes, considerada “a maior catástrofe climática do país”.

Veja, na foto abaixo, o que sobrou do memorial e assista, no final deste post, ao vídeo a que me refiro.

O que restou das cruzas na Praça da Águia, desvio da nova inundação / Foto: SOS Serra/reprodução

As chuvas intensas que caíram ontem na cidade – segundo a Prefeitura, foram 534,6 milímetros de chuva em 24 horas, “o maior índice já registrado na história” de Petrópolis” – provocaram deslizamentos e fizeram mais vítimas, principalmente entre os moradores que ainda estavam em áreas de risco.

De acordo com informações atualizadas esta manhã pelo Corpo de Bombeiros, foram registrados cinco óbitos, três pessoas estão desaparecidas, “e 28 pessoas foram resgatadas com vida”.

Há 150 militares envolvidos nas operações de resgate, que já atenderam 126 ocorrências, sendo 107 devido a deslizamentos.

De acordo com a Prefeitura, até ontem à noite 149 pessoas foram acolhidas nos pontos de apoio de Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Alto da Serra, São Sebastião, Amazonas, Independência e Quitandinha (acompanhe o seu Instagram).

E a Defesa Civil orienta as pessoas que ainda estão áreas de risco para que busquem locais seguros, como esses pontos. 

As chuvas continuam caindo, com ‘intensidade moderada’ e, por isso, as sirenes – que foram acionadas para o toque de mobilização – continuam sinalizando o risco de deslizamentos na região.

GRAD, de volta aos resgates de animais, precisa de ajuda

Foto: Reprodução do Instagram do GRAD

Depois de passar um mês resgatando e cuidando de animais impactados pela tragédia de Petrópolis (foram mais de 100 animais em dois dias, como contamos aqui), o GRAD – Grupo de Resgate de Animais em Desastres continua na região para fazer a manutenção dos animais resgatados.

Algumas famílias ainda não conseguiram encontrar uma nova casa para morar, por isso, seus bichos – cachorros, gatos, calopsitas, galinhas, entre outros – continuam sob os cuidados do grupo (composto por veterinários e socorristas – todos voluntários), que têm recebido apoio de organizações, empresas e de veterinários da região, em especial, como Carla Sassi, médica veterinária e uma das líderes do GRAD, conta aqui.

No entanto, com o temporal que caiu neste domingo, os oito membros que integram o grupo tiveram que correr para as áreas afetadas, em busca de animais vivos, deixados para trás por seus tutores impossibilitados de levá-los.

“Não havia mais pedidos de ajuda”, contou o grupo em seu perfil no Instagram. Mas, desesperados, os tutores “inundaram” a central do GRAD com dezenas de pedidos.

Mas, como destaca Carla, em algumas áreas, onde ainda estão alguns animais, o risco de desmoronamento e deslizamento de encostas é muito grande. “Está tudo muito instável e inseguro. A sirene tocando o tempo inteiro, a Defesa Civil mandando a gente sair. Vamos voltar pra base e tentar montar um plano de ação para tentar resgatar os animais que ainda estão nessas áreas”.

Para manter esse trabalho, a organização precisa de doações em dinheiro. Quem puder ajudar, anote o PIX 04.085.146/0001-38.

Abaixo, assista ao vídeo do GRAD e ao vídeo publicado pelo SOS Serra que mostra como ficou a Praça da Águia, com a nova inundação, e a correnteza levando algumas das cruzes do memorial.

__________

Foto: Reprodução/Sou Petrópolis

Fonte: Corpo de Bombeiros do RJ, Prefeitura de Petrópolis, Mídia Ninja

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.