Brasileira leva no capacete imagem de uma arara para representar nosso país no skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

Nicole Silveira: brasileira leva no capacete imagem de uma arara para representar nosso país na prova de skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

*Atualizado em 13/02/22
Nicole Silveira, a primeira atleta do Brasil a participar do skeleton encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim no sábado. Ela ficou em 13º lugar na competição, um feito inédito para o país na modalidade.
Segue abaixo o texto original da reportagem:

O Brasil, um país tropical, tem pouquíssima participação nos Jogos Olímpicos de Inverno. Este ano contamos com 35 atletas nos representando em Pequim, na China. Onze deles são mulheres e entre elas está Nicole Silveira. A gaúcha, de 27 anos, compete na prova de skeleton, considerado um dos esportes mais radicais das Olimpíadas. Na modalidade, que é individual, o competidor se lança em um trenó e desce de bruços na pista. Ele faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

Nicole tem como profissão a enfermagem. Mas sempre gostou de esportes. Passou pelo fisiculturismo, rugby, futebol e bobsled. Conheceu o skeleton em 2017, e logo depois, começou a competir oficialmente pelo Brasil, apesar de morar no Canadá há 20 anos.

Mesmo tendo começado a treinar o skeleton faz pouco tempo, a brasileira já alcançou bons resultados. Foi campeã geral da Copa América em 2021 e ficou em oitavo no evento-teste para os Jogos Olímpicos de Pequim, à frente da medalhista de bronze em PyeongChang 2018, a britânica Laura Deas.

Nos últimos dias, Nicole se saiu bem nos treinamentos e se classificou entre os dez primeiros lugares nas baterias realizadas no Centro Nacional de Esportes de Pista, em Yanqing.

Para Pequim, ela escolheu uma pintura especial para o capacete: uma arara bem brasileira e também, um estetoscópio. “Eu queria que tivesse uma arara, que é uma ave muito típica do Brasil, que simboliza sorte e lembra um pouco a época de carnaval. Também, um estetoscópio para mostrar minha outra profissão – enfermeira. Muito feliz com o resultado!”, compartilhou ela em seu perfil no Instagram.

Já em seu sled (o trenó), aparece o olho de uma mulher. “Ele também é todo pintado com as cores do Brasil. Dentro do olho da mulher está escrito ‘Beijing 2022’. Significa o foco no objetivo que era estar aqui nos Jogos Olímpicos”, contou.

Brasileira leva no capacete imagem de Nicole Silveira: brasileira leva no capacete imagem de uma arara para representar nosso país na prova de skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

Por duas vezes, em 2019 e 2021, Nicole já foi eleita atleta destaque na categoria “Esportes de Gelo” do Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB)

 

Nicole Silveira: brasileira leva no capacete imagem de uma arara para representar nosso país na prova de skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

A grande prova da brasileira acontece nesta sexta-feira, dia 11/02, às 9h30, na hora local de Pequim, mas no Brasil, será hoje, quinta-feira, 10/02, às 22h30 (horário de Brasília). Nicole será a segunda atleta a entrar na pista (uma curiosidade: ela irá competir com a namorada, a belga Kim Meylemans).

“Sinto muita honra em poder representar nosso Brasil. Vamosss!!”, escreveu ontem nas redes sociais.

E nós aqui estamos na torcida por ela!

*Com informações do Comitê Olímpico Internacional

Fotos: Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e Alexandre Castello Branco/COB

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta