Naturário: um diário de experiências com a natureza, que transforma o olhar da família

Todo início de ano carrega um desejo de esperança, de boas novas. Após um ano tão desafiador como 2020, 2021 chegou com fortes desejos: desejo de vacina, de abraços, de brincadeiras do lado de fora.

No começo do ano passado, brincar todos os dias do lado de fora foi um dos nossos pedidos. E, para que muita gente estivesse nessa conosco criamos o desafio #TodoDiaLaForaSCN.

Nosso convite era pra que todos brincassem ao ar livre ao menos 15 minutos por dia. Começar com pequenas porções diárias a fim de que a atividade se tornasse um hábito.

Na verdade, já tínhamos feito esse desafio aqui, no blog, no início de dezembro de 2019. E, assim que 2020 começou, estávamos indo muito bem, até que chegou o mês de março e você já sabe o que aconteceu: todo mundo voltou pra dentro!

E, assim, vivemos praticamente o ano todo aprendendo a reconhecer e honrar a natureza pela nossa janela e brincando com a natureza acessível do lado de dentro.

Para driblar a falta do “lado de fora” na pandemia

Foto: Ana Carol Thomé

O programa Ser Criança é Naturalcriado para incentivar a relação da criança com a natureza e que também dá nome a este blog -, mobilizou diversas ações ao longo do ano para driblar o isolamento e o distanciamento e não deixar ninguém desanimar.

Fizemos o jogo de cartas Cartas na Janela (foto acima), plantamos batata-doce e brincamos com a natureza dentro de casa como foi possível, fazendo pessoas-graveto e brincando de comidinha (em setembro de 2016 publicamos um post sobre esta brincadeira que, até hoje, é um dos mais lidos do Conexão Planeta).

E como em boa parte do país faz calor e o verão se aproximava, resgatamos a brincadeira do Gelo com Elementos da Natureza, sobre a qual falamos, aqui no blog, em 2016. Em janeiro de 2020, produzimos um vídeo com um passo a passo. Muito legal!

E foi assim que dia após dia, aprendemos que, apesar do nosso maior desejo continuar sendo descobrir o mundo que está lá fora, há muito para se conhecer dentro de casa, no entorno e da sua própria natureza.

Com tantas aprendizagens, este ano nosso desafio é outro: #NaturezaTodoDiaSCN. Ou seja, esteja você dentro ou fora de casa – já que tem sido possível sair seguindo todas as medidas de segurança -, queremos que registre muitos momentos de relação com a natureza diariamente.

E a melhor ferramenta para fazer isso é o Naturário que, este ano, vem com um novo desafio.

‘Natureza Todo Dia’

Como já se tornou tradição entre as ações do Ser Criança é Natural, todos os anos, propomos que as famílias que nos acompanham produzam um Naturário, que é inspirado num calendário, mas é bem mais legal!

Ele sugere que, em vez de anotar compromissos e tarefas, você registre descobertas e encantos na natureza à sua volta.

Quando foi lançado, em 2018, nossa ideia era propor que essas anotações fossem feitas sempre que os usuários estivessem dispostos, sem compromisso. Claro que quanto mais observações, mais interessante fica a brincadeira.

Muitas famílias já estão experimentando! E muitas mães nos procuram para contar como estão sido essa experiência e se algo se transformou na rotina de todos em função da brincadeira, que exige um olhar atento para a natureza ao redor.

Um outro olhar

Observações do Naturário de Verônica Saboia

Maria Laura, de 5 anos, mora em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e tem feito registros registros diários com a família. A anotação de suas observações tem movimentado a rotina de todos e trazido muitas descobertas sobre o lugar onde vivem.

A mãe, Gisele Borba Viegas, contou pra gente que, ao avistar a paisagem que ilustra este post, Maria se encantou e quis fazer e guardar o registro: “Mãe, olha! As nuvens estão rosa. Vamos tirar uma foto!”, E foi assim que Gisele relatou sobre a introdução do Naturário em sua rotina e na das três filhas:

“Estou escrevendo no Naturário junto com minhas filhas e a experiência tem sido magnífica. Além de elas revelarem diferentes olhares sobre uma mesma paisagem, ou acontecimento natural, consigo engajar as três na tarefa extraordinária de ver a beleza que nos cerca. E é muito bom quando parte delas uma nova perspectiva. Estou amando escrever
no Naturário e amando aprender com as filhotas”.

A cada mensagem enviada pelas mamães para relatar experiências com o Naturário, a gente se emociona. Por isso, compartilhamos os relatos de mais quatro mães e convidamos você a participar:

“Estou usando o naturário. Faço observações diárias.
Às vezes sigo as orientações de ‘Experiência da semana’.
Outras vezes registro vivências e experiências em passeios que faço: parque ecológico, praia e arredores de onde moro.
Estou adorando essa atividade!”

Verônica Saboia, Ceará

“Está sendo incrível! Quando registramos, os detalhes ganham
destaque e nos fazem refletir novamente. Parece que estamos experienciando a vivência com olhos de primeira vez, com mais proximidade e conexão! E quando o tempo passa e recorremos ao que
já fizemos, vem uma sensação de “estamos no caminho certo”!”
Evely Degraf, Minas Gerais

“Estamos usando aqui e está sendo fantástico! Dedicar o final do dia
para escrever sobre nosso contato com a natureza e as experiências diárias tem sido terapia, além de refletir com a pequena
sobre o que vivemos no nosso dia
Thaiane Couto, Rio de Janeiro

“Estou aprendendo a observar, parar e sentir as coisas à volta.
Não é fácil devido a vida corrida que temos e nunca estamos preparados para parar. Afinal, o olhar é um trabalho diário. Só sei que depois de um tempo usando o Naturário, meu olhar não será mais o mesmo
Patrícia Dantas, Ceará

Quer registrar suas descobertas e seus encantos vividos junto à natureza que está pertinho de você? O Naturário 2021 está disponível para download gratuito em nosso site. Abaixo, o vídeo que produzi para explicar como você pode participar desta brincadeira.

Foto (destaque): Maria Laura, de 5 anos, com autorização de sua mãe Gisele Borba Viegas

Ana Carol Thomé

É pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica. Participa de diversas formações sobre primeira infância, brincar e arte para crianças e coordena o programa Ser Criança é Natural (que dá nome a este blog), do Instituto Romã, que incentiva o contato das crianças com a natureza. Organiza a ação Doe Sentimentos e acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

Deixe uma resposta