PUBLICIDADE

Nascimento de filhote orangotango é símbolo de esperança em Sumatra

Em um período turbulento, cheio de más notícias, como não se comover com as imagens lindas publicadas pela organização WWF International. A divulgação das fotografias de uma filhote orangotango, nascida em uma reserva de proteção animal em Sumatra, uma ilha na Indonésia, situada entre os oceanos Índico e Pacífico, trouxe muita alegria e comemoração.

Ainda sem nome, a pequena é filha de Violet, uma orangotango que foi reintroduzida na vida selvagem, ao lado de outros 160 animais da mesma espécie. A celebração dos biólogos é porque a filhote é a primeira a nascer no local, a reserva de Thirty Hills. A área de 100 mil hectares de floresta fica no Parque Nacional de Bukit Tigapuluh.

Desde o ano passado, o WWF, a Sociedade Zoológica de Frankfurt (Alemanha) e outros parceiros são responsáveis pela administração da reserva, incluíndo aí a recuperação de área desmatada, que no passado, foi ocupada por madeireiras e produtores de óleo de palma e borracha.

A organização alemã, que trabalha com conservação, tem na região uma escola de orangotangos. Nela, biólogos preparam os animais, resgatados do tráfico ilegal e que até então viviam em cativeiro, a voltar para a vida selvagem. Desde 2001, Violet recebia treinamento para ser solta em Thirty Hills.

Mãe e filhote passam muito bem, garantem os pesquisadores! Um sopro de esperança no trabalho de ambientalistas, que lutam pela sobrevivência e conservação destes lindos seres em nosso planeta.

A destruição da floresta

No passado, a exuberância de sua mata fez com que a Indonésia fosse chamada de “esmeralda do Equador”. Florestas tropicais cobriam grande parte das 17 mil ilhas da região, onde uma das maiores biodiversidades do mundo era encontrada.

Entretanto, nos últimos 30 anos, a ilha de Sumatra – a maior de todas -, perdeu metade de sua floresta, habitat de muitas espécies dos chamados grandes animais da selva, entre eles, orangotangos, elefantes e tigres.

A pequena filhote, ao lado da mãe, Violet

Nascimento de filhote orangotango é símbolo de esperança em Sumatra

Momento de aconchego entre mãe e cria

Leia também:
Humanidade destruiu 10% das áreas selvagens do planeta nos últimos 25 anos
Extinção ameaça maior primata do mundo
Florestas tropicais de 20 países – o Brasil, entre eles – estão ameaçadas pela produção do óleo de palma


Fotos: divulgação WWF International

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE