PUBLICIDADE

Nascem raríssimos trigêmeos de sagui-cabeça-de-algodão, espécie em perigo crítico de extinção

Nascem raríssimos trigêmeos de sagui-cabeça-de-algodão, espécie em perigo crítico de extinção

É extremamente raro que nasçam três filhotes de sagui-cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus), já que, em geral, na vida livre as fêmeas dão à luz a apenas dois deles. Mas para alegria e grande surpresa da equipe do Marwell Zoo, no Reino Unido, Gurt e Mico são agora os pais dessas três belezinhas acima.

Os filhotes têm apresentado boa saúde e podem ser vistos agarrados uma hora nas costas do pai, outra hora com a mãe.

O sagui-cabeça-de-algodão é uma espécie de primata da família Callitrichidae. Sua característica mais marcante é, sem dúvida nenhuma, a lindíssima juba branca que possui em volta da cabeça. Pequeno, ele pesa cerca de 500 gramas quando adulto.

Infelizmente, o sagui-cabeça-de-algodão está criticamente ameaçado de extinção. Estima-se que restem apenas 2 mil deles na natureza, mais especificamente, numa pequena área de floresta tropical ao norte da Colômbia. Mas ainda hoje, eles são vítimas do tráfico de animais silvestres e também, da perda de habitat, provocada pelo desmatamento.

Por causa de seu tamanho, esse primata é ainda presa fácil para cobras, gatos selvagens e aves de rapina.

Diferente de outras espécies de macacos, o sagui-cabeça-de-algodão possui unhas no lugar de garras. Arborícola, ele vive no topo das árvores e se alimenta de frutas, flores, néctar e alguns animais menores, como sapos, lesmas e insetos.

Com cerca de cinco meses, os trigêmeos estarão mais independentes e deixarão de ficar o tempo todo do lado dos pais. Em cativeiro, a espécie vive por volta de 25 anos.

“Em zoológicos e instituições da Europa, os saguis-da-cabeça-de-algodão são gerenciados cooperativamente pela EAZA EEP, garantindo que a diversidade genética seja mantida para construir populações saudáveis para o futuro”, explica Amy Denny, gerente da área de Primatas e Pequenos Mamíferos do Marwell Zoo.

EAZA EEP é o comitê de conservação responsável por cuidar de animais silvestres que vivem em cativeiro na Europa e coordenar seus programas de reprodução.

Leia também:
Nascimentos em cativeiro de saguis-cabeça-de-algodão são muito celebrados: restam apenas 2 mil deles nas florestas da Colômbia

Foto de abertura: divulgação Marwell Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE