PUBLICIDADE

Nascem dois filhotinhos de onça-pintada em Refúgio Biológico de Foz do Iguaçu

Nascem dois filhotinhos de onça-pintada em Refúgio Biológico de Foz do Iguaçu

Eles são simplesmente adoráveis. São os dois novos filhotes de onça-pintada, nascidos no último dia 1º de junho, graças ao projeto de reprodução da espécie em cativeiro, iniciado em 2007, no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu.

O filhote pintado é um macho e o preto é uma fêmea. Ambos, que ainda não têm nome, são irmãos de Cacau, uma outra onça-pintada que nasceu no mesmo local em 2016 (leia mais aqui).  

Tanto Cacau como a nova filhotinha são negras, como a mãe, Nena. As onças-pretas possuem mais melanina, o que dá à pelagem uma tonalidade escura.

Ontem (27/06), as oncinhas foram apresentadas oficialmente. Saudáveis, elas pesam 3,5 kg. Nos primeiros três meses, elas precisam ficar junto da mãe, com pouca interferência humana, para ganhar peso e ultrapassar a primeira fase de desenvolvimento com tranquilidade.

Nascem dois filhotinhos de onça-pintada em Refúgio Biológico de Foz do Iguaçu

As oncinhas ficarão com a mãe pelos próximos três meses

Reprodução em cativeiro

Nos últimos dez anos, cerca de dez outros animais da mesma espécie nasceram em cativeiro no Brasil. Geralmente, a reprodução nestas condições é muito difícil, já que as onças-pintadas que chegam nestes lugares são mais velhas e passaram da idade reprodutiva. Na vida selvagem, a expectativa de vida delas é de cerca de 12 anos. Em cativeiro, podem chegar aos 25 anos.

Na natureza, animais solitários, como as onças, quando perdem sua capacidade para buscar alimentos e defender seu território, acabam morrendo. Para sobreviver, eles precisam ser atletas perfeitos.

Nena chegou ao Refúgio Biológico de Foz do Iguaçu depois de ter sido resgatada e cuidada pelo Instituto Onça Pintada, em Goiás. Ela tinha sido encontrada, ainda filhote, ao lado da carcaça da mãe na região de Araguaia, na divisa entre Mato Grosso e Goiás.

filhote de onça-pintada e a mãe

Nena e a filhote Cacau, há dois anos

Com a chegada dos novos filhotes e o futuro aumento de onças nascidas ali, a equipe do Refúgio Biológico começa a pensar na possibilidade de desenvolver um programa de repovoamento da espécie, no bioma da Bacia do Rio Paraná.

Assim como aconteceu com Cacau, a ideia é que o nome dos novos bebês de onça-pintada sejam escolhidos através de votação popular. Em breve, o refúgio deve divulgar como isso será feito.

Onça-pintada, ameaçada de extinção

A onça-pintada (Panthera onca), também chamada de jaguar, é o maior felino das Américas. Originalmente, este animal era encontrado desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Atualmente, está oficialmente extinto nos Estados Unidos, é muito raro no México, mas ainda pode ser visto na Argentina, Paraguai e Brasil.

Devido à perda de habitat e a fragmentação da mata, provocados pelo desmatamento, pesquisadores afirmaram recentemente que a onça-pintada pode desaparecer da Mata Atlântica, como mostramos aqui, neste outro post.

Nascem dois filhotinhos de onça-pintada em Refúgio Biológico de Foz do Iguaçu

O macho, que nasceu no começo do mês

A espécie já perdeu 85% de seu habitat e sobrevive em apenas 2,8% do bioma atlântico, em grupos muito pequenos: existem menos de 300 indivíduos. Se nada for feito, acredita-se que, em 50 anos ela desaparecerá do país.

Leia também:
Onça-pintada, o maior felino das Américas, ganha dia de celebração internacional
A primeira onça-pintada a gente nunca esquece
Parque Nacional do Iguaçu celebra nascimento de três filhotinhos de onça-pintada
Os mistérios da onça-pintada, em livro
Raramente avistada, onça-pintada é fotografada no Cerrado

Fotos: divulgação Alexandre Marchetti e Kiko Sierich/Itaipu Binacional

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE