Nasce em zoológico de Boston primeiro macho de gorila de espécie criticamente ameaçada de extinção

Nasce em zoológico de Boston primeiro macho de gorila de espécie criticamente ameaçada de extinção

Como não se apaixonar por um ser como este e não se emocionar com o vídeo que mostra seu nascimento? O filhote de Gorila da Planície (Gorilla gorilla gorilla) chegou ao mundo no final da tarde do último dia 14 de outubro, no Franklin Park Zoo, em Boston, nos Estados Unidos.

O primeiro macho nascido no local nasceu de uma cesariana porque a mãe, Kiki, de 39 anos, teve complicações nos dias finais da gestação. O procedimento foi feito por uma equipe de veterinários e médicos e tudo correu muito bem.

Com 2,7 kg, o filhote foi considerado grande, já que a média para os recém-nascidos é entre 1,5 e 2 kg.

“Para a saúde da mãe e do bebê, era imperativo diagnosticar rapidamente a condição de Kiki e realizar uma cesariana antes que ela entrasse em trabalho de parto por conta própria. Tivemos a sorte de mobilizar rapidamente uma equipe incrível com nossos colegas do Hospital Brigham and Women e da Escola de Medicina Veterinária Cummings ”, afirmou Eric Baitchman, vice-presidente de Saúde e Conservação Animal do Zoo New England. “Este foi realmente um esforço de equipe, e estamos aliviados e felizes que a cirurgia correu bem e que a mãe e o bebê estão seguros e saudáveis”.

Nasce em zoológico de Boston primeiro macho de gorila de espécie criticamente ameaçada de extinção

Depois de sua recuperação completa da cirurgia, na manhã do dia seguinte após o parto, Kiki foi levada para junto de seu filhote.

Nasce em zoológico de Boston primeiro macho de gorila de espécie criticamente ameaçada de extinção

Gorilas das planícies ocidentais são considerados criticamente ameaçados de extinção na natureza. São encontrados em países como Nigéria, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República do Congo, Angola e República Centro-Africana. As ameaças à espécie variam geograficamente, mas são principalmente devido à doenças e pelo comércio de carne de caça.

Os gorilas são os maiores primatas da Terra e os parentes biológicos mais próximos do homem. Gorilas, orangotangos e macacos compartilham 98% do DNA humano.

Os machos da espécie Gorilla gorilla gorilla medem cerca de 1,70 metros e podem pesar até 200 kg. Os indivíduos vivem em grupos, mas há sempre um macho alfa. Eles se alimentam de frutas, flores, folhas, tubérculos e pequenos animais invertebrados.

O zoo de Boston apóia um projeto para proteger gorilas no Afi Mountain Wildlife Sanctuary, na Nigéria. Nos Estados Unidos, participa do programa de reciclagem Eco-Cell, uma iniciativa que faz parceria com zoológicos de todo o país para coletar telefones celulares reciclados e restaurá-los para reutilização. Isso reduz a necessidade de mineração de coltan, que causa a destruição de habitats de gorilas ameaçados.

*Com informações e fotos do Zoo New England

Leia também:
Uganda comemora número surpreendente de nascimentos de gorilas-das-montanhas
A história por trás da selfie de gorilas que viralizou nas redes sociais
Boa notícia traz mais esperança para a sobrevivência dos gorilas das montanhas e das baleias-comuns
Cientistas alertam sobre a necessidade de proteger os grandes primatas do coronavírus

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.