Não sabe o que fazer com o lixo ou resíduos da sua casa? O Chico Bento explica!

Não sabe o que fazer com o lixo ou resíduos da sua casa? O Chico Bento explica!

Você sabia que cada brasileiro descarta cerca de 1 kg de plástico por semana? E o Brasil é o 4o país do mundo que mais gera esse tipo de resíduo? Pois é, nós e o resto da população do planeta produzimos lixo demais! E nem todo mundo sabe exatamente o que fazer com ele. Mas agora um personagem super simpático decidiu dar uma ajudinha: o Chico Bento!

Em parceria com a organização WWF-Brasil, a Mauricio de Sousa Produções lançou a cartilha “Resíduos: Como cuidar bem para manter o planeta saudável”, que entre outras coisas, traz dados sobre a quantidade de lixo produzido no mundo, explica a viagem que o resíduo faz a partir do momento em que é descartado, o tempo de decomposição de cada material e, por fim, qual a melhor maneira de separarmos cada dejeto.

A cartilha que está disponível online, com download gratuito (pra você ter em casa ou educadores usarem em sala de aula), ressalta, por exemplo, a importância de seguirmos a regra dos 4 R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ensina ainda que alimentos e resíduos podem ser colocados na composteira em casa.

“O futuro do planeta depende de cada um de nós, por isso, ações educacionais como esta cartilha, são fundamentais para mudarmos o futuro e engajarmos mais pessoas em prol da causa ambiental. Precisamos repensar a forma como produzimos e consumimos para garantir um futuro equilibrado para as próximas gerações”, afirma Gabriela Yamaguchi diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.

“É por meio de cartilhas como esta que conscientizamos as pessoas a redobrarem a atenção na hora da divisão do lixo em casa e, principalmente, educar as crianças desde cedo para que continuem cuidando do planeta, desenvolvendo hábitos mais ecológicos e saudáveis”, acredita Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.

“Ara, sô!”: tem lixo demais no planeta

Chico Bento é um dos personagens mais carismáticos criados pelo cartunista Maurício de Sousa. A simplicidade e a ingenuidade desse caipirinha brasileiro já conquistaram leitores de diversas gerações. E em 2021, ele completou 60 anos!

Francisco Antônio Bento, mais conhecido carinhosamente como Chico Bento, apareceu pela primeira vez em 1961. O menino que mora em uma fazenda no interior de São Paulo é inspirado em um tio-avô do desenhista. No início, o personagem era um coadjuvante, mas ficou tão querido, que em 1982, ganhou sua própria revista.

E desde 2014, a Maurício de Sousa Produções fez uma parceria com a WWF-Brasil e Chico Bento se tornou o “Embaixador do Pantanal”, se juntando à luta contra o desmatamento no bioma e pela recuperação e preservação de suas nascentes (leia mais aqui).

Já em setembro de 2020, o caipirinha foi nomeado Embaixador do WWF-Brasil. A ideia era, mais uma vez, que através de suas histórias o personagem promova ações de educação ambiental e conscientização em defesa da natureza.

Leia também:
Turma da Mônica divulga cartilha estrelada por Chico Bento para valorizar a alimentação e a agricultura
Você sabe o que significam os símbolos de reciclagem?
O remédio acabou… Onde devo descartar a embalagem?
Lâmpadas velhas podem ser coletadas gratuitamente em condomínios de todo país. Cadastre já o seu!

Ilustração: divulgação WWF-Brasil

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.