Na Ucrânia, o cão Patron recebe medalha presidencial por já ter farejado mais de 200 minas terrestres

Na Ucrânia, o cão Patron recebe medalha presidencial por já ter farejado mais de 200 minas terrestres

Patron é um cão da raça Jack Russel. Apesar de pequeno e ter apenas dois anos e meio, ele já é considerado um herói nacional na Ucrânia. Há poucos dias recebeu uma medalha do presidente Volodymyr Zelensky em uma cerimônia na capital Kiev. O cachorro trabalha farejando minas terrestres deixadas pelos russos. Já conseguiu encontrar mais de 200, que logo em seguida, são desativadas por especialistas.

O cão foi homenageado ao lado de outros militares ucranianos que estão lutando na guerra. A cerimônia aconteceu na sede do governo e contou com a presença do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que fez uma visita ao país.

“Hoje eu quero homenagear aqueles heróis ucranianos que já desativando minas. E junto com eles há um maravilhoso pequeno soldado, Patron, que ajuda não apenas a neutralizar explosivos, mas também a ensinar nossos filhos as regras de segurança necessárias em áreas onde há uma ameaça de mina”, disse Zelensky.

Patron estava ao lado de seu dono, Myhailo Iliev, que trabalha no Serviço Nacional de Emergências da Ucrânia. Ele começou seu treinamento ainda filhote e aos seis meses já estava em campo, procurando sinais de minas terrestres.

O cachorro se transformou numa celebridade no país. Aparece constantemente em vídeos do governo. Segundo Iliev, Patron adora queijo e carinho na barriga.

Patron durante a cerimônia em que foi homenageado
(Foto: divulgação The Presidential Office of Ukraine)

O trabalho do animal é muito importante para evitar ainda mais mortes nessa guerra tão triste. Quando não matam, as minas deixam sequelas para o resto da vida, como é o caso sobre o qual escrevi aqui há poucos dias da enfermeira que perdeu as pernas ao pisar num desses explosivos. Oksana Balandina tem apenas 23 anos e estava voltando do trabalho para casa.

Leia também:
Cão com três patas e em tratamento contra câncer salva filhote de lontra num rio
Cão salva a vida do dono, um alpinista ferido, ao ficar durante 13 horas sobre seu corpo, o aquecendo numa montanha gelada

Bear, o cão que resgatou mais de 100 coalas após incêndios na Austrália, recebe homenagem internacional
Cães de busca são vitais no resgate de coalas nos incêndios florestais da Austrália
C
ães chegam a Miami para servir como apoio emocional a equipes de resgate e sobreviventes de prédio que desabou

Foto de abertura: divulgação Facebook State Emergency Service Of Ukraine/ДСНС України e vídeo BBC

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta