Mostra fotográfica homenageia obra de Luiz Claudio Marigo

exposição Luiz Claudio Marigo em Curitiba

Pioneiro da fotografia de natureza no Brasil, Luiz Claudio Marigo levou aos brasileiros imagens deslumbrantes: registros da fauna, flora e ecossistemas deste enorme país, com uma biodiversidade inigualável, que até então, eram desconhecidos para muitos de nós.

Para aqueles que já estão na faixa dos 40 anos ou mais, certamente irão se lembrar das belas imagens  de animais estampadas na figurinhas colecionáveis do Chocolate Surpresa. Eram todas de Marigo.

Em junho do ano passado, aos 63 anos, o fotógrafo passou mal dentro de um ônibus, no Rio de Janeiro. Estava em frente ao Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, que se negou a prestar-lhe atendimento. O Brasil perdia então um de seus maiores fotógrafos.

Para homenageá-lo, está sendo realizada em Curitiba a exposição “Luiz Claudio Marigo – Fotógrafo e Ambientalista”. A mostra apresenta 37 imagens relevantes do trabalho do fotógrafo, além da projeção de um vídeo com trechos de entrevistas com ele e mais 130 imagens significativas de sua obra, incluindo várias da Reserva Mamirauá, no Amazonas, a primeira de desenvolvimento sustentável no país. Marigo teve participação ativa na criação da reserva, onde fotografou durante 20 anos, divulgando-a extensivamente no Brasil e no exterior.

exposicao-marigo-3-800

Marigo, com a câmera na mão, registrando imagens espetaculares da natureza brasileira

Durante toda sua carreira, o profissional recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o Wildlife Photographer of the Year, em 1987, na categoria “From Dusk to Down” e, em anos seguintes, várias menções honrosas. Em 2011, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “Fotografia”, com seu livro “Fotografia de Natureza – teoria e prática”.

A exposição, promovida pela Associação dos Fotógrafos de Natureza (Afnatura), um dos apoiadores do Conexão Planeta, tem a curadoria, programação visual e organização feita por Cecília Marigo, viúva do fotógrafo.

Para os curitibanos e quem estiver visitando a cidade, a mostra pode ser vista no Memorial de Curitiba até 28/02/2016. Programa imperdível para as férias!

Exposição ” Luiz Claudio Marigo – Fotógrafo e Ambientalista ”
Data:
até 28/02/2016
Horário:
terça a sexta, 9h às12h e 13h às 18h, e sábado e domingo, 9h às 15h
Local: Memorial de Curitiba
Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco – Curitiba
Maiores informações no site do Memorial de Curitiba

Foto: Luiz Claudio Marigo

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.