PUBLICIDADE

Morte de Tamayo Perry, lenda do surfe e ator, alerta para cuidados que podem evitar ataques de tubarão 

Morte de Tamayo Perry, surfista e ator, alerta para cuidados que ajudam a evitar ataques de tubarão 

O que aconteceu com Tamayo Perry, salva-vidas e surfista conhecido como ator de Piratas do Caribe, foi uma fatalidade. Seu corpo foi encontrado por locais de Goat Island, em Oahu, no Havaí, onde morava, sem um braço e uma perna, levando à suspeita de ataque de tubarão. Ele foi retirado do mar e levado para a costa, mas não resistiu.

Foi a segunda vítima fatal da espécie na região, num intervalo de um mês. Perry conhecia muito bem o local e era um cara experiente. Com essa tragédia, entra para a história do Havaí como o primeiro surfista profissional morto por tubarão

Em comunicado, Kurt Lager, chefe interino de segurança oceânica, disse que “Tamayo Perry era um salva-vidas amado por todos, bem conhecido no North Shore e um surfista profissional reconhecido mundialmente”. 

PUBLICIDADE
Morte de Tamayo Perry, lenda do surfe e ator, alerta para cuidados que podem evitar ataques de tubarão 
Rodrigo Thomé, do Euceano / Foto: reprodução de vídeo no Instagram

A tragédia causou comoção, mas, “neste momento, o melhor é não espalhar pânico, desinformação e medo, que podem se transformar em ódio e estimular algumas pessoas a matar tubarões, afetando o equilíbrio do oceano”, alerta Rodrigo Thomé, documentarista, surfista e um dos idealizadores do movimento Euceano (que viralizou no Instagram com vídeo sobre a PEC das Praias).

“Conhecimento e empatia são fundamentais para a conservação, inclusive da nossa vida”, completa.

Não podemos nos esquecer, nunca, que o mar é a casa desses animais, não a nossa! Portanto, quem tem que tomar cuidado ao entrar nele, somos nós.

Euceano – também idealizado por Rodrigo Cebrian, documentarista – listou atitudes que banhistas e surfistas devem adotar para não serem vítimas de tubarões, que reproduzimos a seguir.

10 atitudes para não ser atacado(a) por tubarão 

  1. Tenha consciência de que o ambiente marinho é o habitat de tubarões e eles estão espalhados pelo mundo, patrulhando, sim, as praias. Mesmo em regiões urbanas, por isso, entrar no mar em cidades urbanizadas ou lugares de natureza preservada, o perigo é o mesmo e você pode encontrar um tubarão. Então, a única maneira 100% garantida de nunca encontrar um, é nunca entrar no mar;
  2. Áreas próximas a saídas de rios, portos, áreas de descarte de pescaria e outros descartes orgânicos são mais propensos a ter grandes tubarões. Então, evite essas regiões;
  3. O som e a vibração de batidas na superfície da água atraem esses animais. Sendo assim, evite fazer tais movimentos;
  4. Estar sozinho(a) na água te torna uma presa mais fácil, nunca entre sozinho(a) no mar;
  5. No amanhecer e no anoitecer estes animais são mais ativos. Portanto, seja mais cauteloso e evite entrar na água em locais com histórico de encontros com tubarões nesses horários; 
  6. Águas com muitas presas como focas, tartarugas, grandes peixes, são as que os tubarões mais apreciam para se alimentar. Se for mergulhar nestas condições, redobre a atenção;
  7. Águas turvas aumentam o risco de confusão já que é difícil para o tubarão identificar a diferença entre você e uma presa comum. Seja ainda mais cauteloso(a);
  8. Se você é surfista, também deve evitar uso de metais ou cores metálicas e muito chamativas porque atraem a atenção dos tubarões;
  9. Ficar sentado na prancha, parado, faz você parecer um animal morto, então, se movimente constantemente; e
  10. Evite que a borda da sua prancha seja de cores contrastantes, que chamem atenção quando vistas de baixo.

Um pouco sobre Tamayo Perry

Tamayo Perry nasceu em 1975 em Oahu, uma ilha havaiana, e começou a surfar com apenas 12 anos. Na juventude, era considerado como uma das promessas do surfe local. Nessa época, era o melhor amigo do cantor e compositor Jack Johnson.

Chegou a vencer diversas competições internacionais, mas a falta de apoio financeiro o fez desistir da carreira profissional. Suas inspirações eram Gerry Lopez e Tom Carroll. Ele se casou com a australiana Emilia Perry, bodyboarder profissional.

Morte de Tamayo Perry, lenda do surfe e ator, alerta para cuidados que podem evitar ataques de tubarão 
Perry chegou a disputar competições internacionais, mas desistiu da
profissão de surfista devido à falta de apoio ao esporte
Foto: reprodução do Instagram

Desde 2016, trabalhava como salva-vidas pela Honolulu Ocean Safety. “Suas ações heroicas e esforços incansáveis ​​para garantir a segurança de nossos residentes e visitantes nunca serão esquecidos”, declarou Rick Blangiardi, prefeito de Honolulu, que classificou a morte de Perry como “uma perda trágica”. 

Morte de Tamayo Perry, lenda do surfe e ator, alerta para cuidados que podem evitar ataques de tubarão 
Tamayo Perry no quarto filme de ‘Piratas do Caribe’
Foto: divulgação

Como ator, ficou conhecido por sua atuação no quarto filme de Piratas do Caribe (Navegando em Águas Misteriosas), no qual Johnny Depp é protagonista, mas também trabalhou em longas como ‘As panteras’, ‘A onda dos sonhos’ e ‘O golpe’, além das séries ‘Lost’ e ‘Hawaii 5-0’. 

Nas redes sociais, Perry costumava compartilhar fotos de suas empreitadas nas ondas ou que representavam sua religiosidade, além de imagens de Emilia. 

A seguir, assista ao vídeo gravado por Rodrigo Thomé, do Euceano:

_____________________

Acompanhe o Conexão Planeta também no nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Com informações do Euceano e G1

Foto (destaque): reprodução do vídeo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE