PUBLICIDADE

Morte de jovem de 25 anos por bala perdida em caçada de javali reacende polêmica sobre regras da “caça esportiva” na França

Morte de jovem de 25 anos por bala perdida durante caçada de javali reacende polêmica sobre regras da "caça esportiva" na França

Mélodie Cauffet tinha apenas 25 anos. Estava fazendo uma trilha com um amigo na região rural de Cassaniouze, Cantal, na França, no último sábado (25/02). Mas aproximadamente às 3h da tarde ela foi atingida por uma bala perdida. A jovem ainda foi socorrida, mas acabou morrendo no hospital. A bala tinha vindo da arma de uma caçadora de javalis selvagens, que tinha apenas 17 anos. A morte trágica da francesa reacendeu o debate sobre a imposição de regras mais rígidas sobre a “caça esportiva” na França. E também, o protesto de grupos que são contra essa atividade naquele país.

A adolescente responsável pela morte tinha tirado a licença para a caça com 16 anos. Participava da atividade com um grupo. Segundo a imprensa local, após saber da morte de Mélodie, ela foi levada em estado de choque para um hospital.

A França é o país com o maior número de caçadores licenciados da Europa. E tem leis que permitem a matança de animais, como o javali, veado e aves, durante todos os dias da semana na temporada da caça – incluindo finais de semana e feriados.

Apesar de os locais onde a caça é permitida terem sinalização, de acordo com dados divulgados pelo jornal Le Monde, foram registrados 3.325 acidentes envolvendo caçadores franceses desde o ano 2000, que resultaram na morte de 421 pessoas, a maioria delas ciclistas ou pessoas que estavam apenas caminhando ou se exercitando em áreas de florestas.

A morte de Mélodie é mais uma para aumentar estas estatísticas. No final do ano passado, um motorista de 67 anos também foi atingido por uma bala vinda de um caçador quando dirigia seu carro. O homem morreu.

Todavia, para não perder fotos com os eleitores das áreas rurais, os políticos têm defendido a caça como uma tradição centenária da França.

No Brasil, há pelo menos 12 projetos a favor da caça que tramitam no Congresso Nacional. Começando pelo PL 5544/2020, que propõe a liberação da caça esportiva de animais silvestres e ameaça diversas espécies, algumas em risco de extinção. Em dezembro, os opositores de mais esse absurdo conseguiram tirar da pauta da Câmara dos Deputados a proposta, que que atende apenas aos interesses de colecionadores, atiradores esportivos, caçadores e a indústria de armas.

Numa enquete pública do site da Câmara dos Deputados, 97% dos participantes afirmaram ser contra o projeto de lei.

Em 2019, uma pesquisa encomendada pelo WWF Brasil ao Ibope apontou que 93% dos brasileiros é contra a caça de animais silvestres.

Se você também é contra liberar a caça no Brasil, assine já este abaixo-assinado do movimento Todos contra a Caça – que reúne “cidadãos e instituições da sociedade civil e já tem mais de 1,3 milhão de assinaturas.

*Com informações dos jornais The Guardian e The Connexion French

Leia também:
Em vídeo, artistas protestam contra a liberação da caça de animais no Brasil
Contra a caça de animais silvestres: por mais vida e paz em nossas florestas!
Seis anos após a morte do leão Cecil, Mopane é nova vítima de caçador americano no Zimbábue
Caçador recebe permissão para entrar nos Estados Unidos com “troféu” de leão morto na Tanzânia

Foto: domínio público/unsplash

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE