Morre uma das últimas vaquitas que ainda restava no planeta

Morre uma das últimas vaquitas que ainda restava no planeta

Um dos animais mais raro dos oceanos, a vaquita (Phocoena sinus), também chamada de boto-do-pacífico, é uma espécie de golfinho, encontrada no Golfo da Califórnia, no México.

Infelizmente, apesar de ter sido descoberta somente em 1958, a vaquita – o menor cetáceo do planeta -, já está praticamente extinta. Pela mais recente estimativa, feita com monitores sonares e divulgada em fevereiro de 2019, restariam entre 6 e 22 delas ainda vivas. O que especialistas acreditam é que sejam somente 10.

As vaquitas perdem a vida ao ficarem presas em redes ilegais, usadas para a pesca do também em risco de extinção peixe totoaba, nativo da região, e vendido para o mercado negro chinês por preços altíssimos, devido a seus supostos “poderes afrodisíacos”.

Mesmo tendo sido proibidas permanentemente pelo governo do México, em 2017, as redes de emalhar ainda são utilizadas pelos pescadores. Como os demais cetáceos, a vaquita precisa ir à tona, respirar na superfície, e presa na rede, acaba morrendo afogada.

Há cerca de duas semanas, uma equipe da organização Sea Shepherd encontrou o corpo de uma vaquita, sem vida, em meio a uma rede. A carcaça já estava em decomposição, mas depois de realizados exames morfológicos, os biólogos confirmaram que o animal é um boto-do-pacífico.

O International Committee for the Recovery of the Vaquita (CIRVA), criado por cientistas e organizações internacionais para tentar impedir a extinção da espécie, fez um alerta ao México que medidas mais sérias precisam ser tomadas. A entidade acusa o governo de agir apenas no papel e não investir em maior fiscalização contra a pesca predatória naquela região.

“Uma das criaturas mais incríveis da Terra está prestes a ser varrida do planeta para sempre”, disse Sarah Uhlemann, diretora internacional de programas do Centro para a Diversidade Biológica, nos Estados Unidos. “No entanto, o México só fez promessas de papel para proteger esses botos de redes letais, sem fiscalização sobre a água. O tempo está se esgotando para o presidente Lopez Obrador parar toda a pesca com redes e salvar a vaquita. ”

A vaquita mede, em média, 1,5 metro de comprimento (outros cetáceos podem chegam a até 33 metros, como é o caso da baleia-azul!). Uma de suas principais características é ter um anel de cor preta em volta dos olhos e manchas escuras ao redor da boca.

*Texto atualizado em 20/06/21 para corrigir a informação sobre a localização do Golfo da Califórnia.

Leia também:
Oito espécies que podem entrar em extinção já em 2019
Uma em cada oito aves do planeta está em risco de extinção
Oito aves já foram extintas neste século, quatro delas são brasileiras
Pequeno roedor nativo da Grande Barreira de Corais, na Austrália, entra em extinção por causa das mudanças climáticas

Fotos: Flip Nicklin/Minden Pictures/WWF (abertura) e Tom Jefferson/WWF

2 comentários em “Morre uma das últimas vaquitas que ainda restava no planeta

  • 27 de março de 2019 em 11:39 AM
    Permalink

    A proteção das espécies ameaçadas de extinção, inegavelmente, deve ser incentivada e aplaudida porque futuras gerações nos pedirão conta dos animais que deletamos do Planeta sem salvá-los, por conta da ignorância e irresponsabilidade humanas. Entretanto há que se expandir esse conceito de salvar, ampliando nossa compaixão e empenho por todas as outras espécies não catalogadas como extintas ou a caminho de. Há que se difundir essa interesse empático, que nos comove quando algumas morrem mas outras permitimos sufocar, que nos está caracterizando à conta de racionais contraditórios que não conseguiram ainda globalizar sua empatia por todos os seres vivos, que pena, e por isso ainda não podem ser considerados os superiores que alguns acham que são mas estão longe de ser. Racionais superiores, presume-se, não são especistas quando se mobilizam em ações de resgate, alívio e/ou cura.Não diferenciam vidas que merecem ser conservadas à par das outras legalizadas para sucumbir sem qualquer empatia a favor delas, por conta desse hábito degradante e vil de consumir carne animal com a desculpa das “imprescindíveis” proteínas. Imprescindível, por todos, deveria ser o amor de que somos capazes de sentir, egoisticamente, por quem nos interessa, apenas. Por alguns animais, somente, isto é, os ameaçados de extinção e os vira latas de estimação da gente, tão amados. Todas as milhões de outras cabeças do oceano de rebanhos que nascem supondo ingenuamente que serão preservadas, podem ser decepadas à vontade porque ninguém se ocupa delas para auferir o que pensavam e o que sofreram, antes do último anônimo suspiro. Que pena. Deveríamos já ter compreendido que a dor nos “outros” animais dói tanto quanto em nosso amado vira lata que não queremos que sofra porque o amamos tanto, tanto, que nem imaginamos, um dia, perde-lo.

    Resposta
    • 24 de novembro de 2021 em 10:33 PM
      Permalink

      Brilhante exposição. Com tal riqueza de fatos, detalhes são inimaginaveis das ações que já podem ser promovidas diuturnamdnte com a severidade necessária.

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.