PUBLICIDADE

Morre Masha, ursa que viveu 20 anos num circo e há pouco tempo foi levada da Ucrânia para um santuário na Romênia

Morre Masha, ursa que viveu 20 anos num circo e há duas semanas foi levada da Ucrânia para um santuário de vida selvagem

É simplesmente inacreditável. E muito, muito triste. Escrevi sobre a história de Masha há exatamente uma semana e agora descubro que ela morreu. Depois de um esforço enorme de diversas organizações para tirar a ursa da Ucrânia e levá-la para um santuário de vida selvagem na Romênia, ela teve um derrame no último dia 11 de abril e faleceu.

A notícia foi compartilhada pelo AMP Libearty Bear Sanctuary em suas redes sociais:

“Masha se foi… Pensávamos que o amor era o suficiente, mas não era! Que injusto… Por que apenas alguns dias de liberdade? Você tinha uma vida inteira pela frente linda Masha. Até o sol ficou feliz por você ter chegado ao santuário! Você se lembra? Você não conseguiu desfrutar plenamente da floresta, não conseguiu ter tempo suficiente para sentir que as pessoas também podem ser boas! Já não tinha forças para lutar? Para aqueles que te amavam e desejavam para você pelo menos alguns anos de felicidade, a dor agora é enorme”.

PUBLICIDADE

Masha nasceu num zoológico na Ucrânia em 2000. Mas quando ainda tinha poucas semanas de vida, foi tirada de sua mãe e vendida a um circo. E durante os próximos 19 anos de sua vida, foi forçada a fazer acrobacias, pular dentro de bambolês e andar num scooter. Quando não estava no palco, entretendo a plateia, a ursa era trancada numa jaula, no fundo de um caminhão.

Há dois anos, uma organização ucraniana conseguiu tirar Masha do circo e levá-la temporariamente para uma fazenda, até que fosse achado um lugar definitivo para ela. Decidiu-se então pela transferência para o santuário da Romênia, mas por causa da invasão russa à Ucrânia, a viagem foi bastante arriscada.

Infelizmente, a ursa passou apenas duas semanas em seu novo lar.

“É com o coração muito pesado e triste que escrevo este post hoje. Masha teve um grave derrame do qual não se recuperou… Você sempre será lembrada com carinho… Jamais esquecerei os sorrisos que você trouxe aos rostos das crianças refugiadas e suas famílias que estavam fugindo da guerra na Ucrânia enquanto você também esperava para cruzar a fronteira como refugiada para a Romênia. Por alguns momentos, essas crianças e suas famílias esqueceram os horrores da guerra porque você trouxe um sorriso em seus rostos. Sempre me lembrarei daquele momento para sempre… Sou muito grato por termos conseguido tirá-la da vida circense em 2018 e dar a você um lugar para viver. Tenho certeza de que você sabe que o AMP Libearty – Bear Sanctuary foi o paraíso para você e você experimentou isso mesmo por um curto período de tempo. Você tocou muitas vidas e sentiremos muito sua falta”, escreveu Lionel de Lange, um dos principais responsáveis pelo resgate de Masha.

Morre Masha, ursa que viveu 20 anos num circo e há duas semanas foi levada da Ucrânia para um santuário na Romênia

Masha viveu apenas duas semanas no santuário de ursos na Romênia

Fotos: reprodução Facebook Lionel de Lange

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE