‘Megafone’: primeiro prêmio de ativismo do Brasil reconhece o talento de ações pelo clima. Inscrições até 6/3!

“Um programa de desobediência artística!”. Este é o slogan deste projeto genial que, além de reconhecer o talento de ativistas e artivistas com o Prêmio Megafone de Ativismo, oferece oficinas e outros incentivos para aumentar a visibilidade de suas ações, além de propor a realização de produções artivistas de impacto.

O objetivo é incentivar a realização de ações cada mais criativas para fortalecer o ativismo no Brasil e enfrentar um dos maiores desafios deste e dos próximos anos: o retrocesso das políticas ambientais, que promove desmatamentos e queimadas, seca e crise hídrica, entre outros impactos climáticos. Isto, sem falar de injustiça social.

Nesse cenário, somente o ativismo é capaz de barrar o avanço de todos os retrocessos e garantir direitos. Aliado à comunicação e à arte pode ajudar a fortalecer a organização da sociedade civil, as políticas publicas e fomentar o surgimento de novos agentes – principalmente jovens e mulheres – no debate e na ação de combate à crise climática.

Inscreva-se já!

Se você se reconhece como ativista ou faz parte de um coletivo e promoveu ações bacanas em 2021, em qualquer lugar do país, por meio de protestos, produção de videos e textos ou manifestações artísticas, corre no site e inscreva seu projeto até 6 de março!

A cerimônia de entrega do prêmio Megafone de Ativismo está marcada para 6 de abril. Siga o perfil no Instagram para acompanhar as atualizações.

Serão 70 finalistas e 14 premiados, um em cada categoria: ação direta, arte de rua, marcha, reportagem de mídia independente, meme, perfil de rede social, música, documentário, cidadão indignado, jovem ativista, cartaz em manifestação, foto, megafone do ano e prêmio do júri.

Inspirado no artivista Mundano – que sempre usa a representação de um megafone em seu ativismo -, o prêmio é resultado da parceria entre diversas organizações – como Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF Brasil, Greenpeace Brasil, Engajamundo, Hivos e Vozes Pela Ação Climática (VAC, no Brasil, a Aliança VAC é formada por Fundación Avina, Hivos, SSN e WWF-Brasil) -, além de coletivos de arte e cultura e comunicação de todo Brasil.

Agora, assista ao vídeo de lançamento do projeto, que conta um pouco mais. E, em seguida, vejo o post bacana que foi publicado esta semana no Instagram do Megafone, destacando o poder da fotografia no ativismo.

Imagem (destaque): reprodução do site

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.