PUBLICIDADE

Marisa Monte receberá título de ‘Doutora Honoris Causa’ da USP por sua obra e ações sociais

O conselho da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, na última terça-feira (12/12), a proposta de concessão do título de Doutora Honoris Causa à cantora Marisa Monte.

A proposta foi apresentada pela professora Carlota Botto, diretora da Faculdade de Educação (FE), com apoio de Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP, e da cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar, professora titular da mesma instituição.

A artista receberá a distinção “pela qualidade do seu trabalho artístico, sua atuação como defensora das artes, da democracia e da educação, além de seu envolvimento com a comunidade, incluindo seu apoio a crianças da escola mirim da Portela e seu trabalho com artesãs na comunidade de Curral Grande, no Ceará”. 

PUBLICIDADE

“Reconhecida e admirada pelas atividades de pesquisa e de estudo em relação à arte e à cultura brasileiras, é um exemplo de trajetória impecável, tanto do ponto de vista humano quanto no que diz respeito a seu percurso profissional”, destaca a universidade.

Nas redes sociais, Marisa declarou: “Estou muito feliz e emocionada com a notícia que fui escolhida para receber o título de Doutora Honoris Causa da USP pela Faculdade de Educação pelo conjunto da minha obra”.

“É uma honra colaborar com a maior instituição de pesquisa e educação do Brasil. Transformar a realidade do nosso país através da inclusão pelo saber é um grande desafio que eleva minha existência a uma nova dimensão”, finalizou.

‘Marisa Ponte’

A cantora é embaixadora do Programa USP Diversa, que capta recursos e financiamento para bolsas de permanência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

E ela ainda está ajudando a implementar o Endowment USP Diversa, que vai captar recursos para alunos do programa de cotas da USP. Ela explica que a ideia é organizar arrecadações para a criação “de um fundo perpétuo que ajude cotistas a permanecerem na universidade”.

Além disso, em julho deste ano, inaugurou o Espaço Imaginário Marisa Monte no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo,  que  oferece conforto emocional durante os períodos de internação, não só aos pacientes. 

Na ocasião, Maria explicou: “O Espaço Imaginário é destinado a todas as pessoas dentro da experiência de internação — pacientes, acompanhantes, médicos, funcionários, enfermeiros —, para que possam encontrar um espaço lúdico, poético, criativo, de conexão com algo que não fosse essa luz fria, o apito, esse ambiente tradicionalmente hospitalar”.

Idealizado em parceria com a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar, o espaço tem biblioteca com cerca de 3 mil itens, instrumentos e ateliês de atividades manuais, que incentivam a produção artística.

À Folha de SP, a cantora disse: “Eu brinco que sou a ‘Marisa Ponte'”, referindo-se à tarefa que se impôs de “juntar pessoas em torno de valores e causas”.

O título e as mulheres

Desde sua criação, há quase 90 anos, a USP concedeu 122 títulos Doutor Honoris Causa. Marisa Monte é a terceira mulher a receber a distinção. 

Antes dela, foram nomeadas a zoóloga alemã radicada no Brasil Eveline Du Bois Reymond Marcus, e, em 2022, a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que nomeia a lei que combate a violência contra a mulher.

Leia também:
“Queria que minha mãe estivesse viva para ver isto”, disse Mano Brown ao receber título de ‘Doutor Honoris Causa’, na Bahia
(novembro 2023)
A escritora e filósofa Sueli Carneiro é a primeira mulher negra a receber o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Universidade de Brasília (junho 2022)
Davi Kopenawa, líder e xamã Yanomami, recebe o primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido pela Unifesp (maio 2022)
Ailton Krenak recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Universidade de Brasília: é o primeiro indígena agraciado com a honraria pela instituição (maio 2022/dezembro 2021)

Foto: divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE