PUBLICIDADE

Mapa interativo reúne iniciativas de agroecologia pelo país

Há pouco tempo escrevi aqui, no Conexão Planeta sobre uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia que reuniu, em uma publicação, iniciativas em âmbito municipal para apoiar a agroecologia nos territórios. Os dados da pesquisa Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro revelaram mais de 700 iniciativas em 520 municípios brasileiros.

Mapa interativo reúne iniciativas dos municípios para apoiar a agroecologia

Esse trabalho foi transformado em uma carta com 36 propostas para a criação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar e agroecológica, apresentadas a candidatos e candidatas ao executivo e ao legislativo nas eleições municipais.

Levantamento preliminar realizado pela Articulação mostra a adesão de 1.238 candidaturas em diversos municípios, com grande concentração no Nordeste e no Sudeste do país. E a mobilização continua com os candidatos no segundo turno.

Agora, o trabalho virou um mapa interativo, o que facilita muito o acesso às informações das iniciativas.

O mapa possibilita visualização de dados e programas eficazes nos diversos territórios, o que pode inspirar e mostrar similaridades e soluções para desafios e proposições.

Iniciativas que se desenvolvem em diferentes regiões do país e que podem ser adaptadas de acordo com perfis, especificidades geográficas, de clima, etc.

Dados interativos ajudam a encontrar iniciativas

O mapa interativo permite filtrar as iniciativas por tema e/ou por estado. Ao deslizar o mouse por cada iniciativa, o visitante tem acesso a uma ficha contendo informações sobre bioma, macrorregião, estado e município onde cada iniciativa ocorre. Também estão disponíveis breves descrições das experiências e dados sobre a execução.

Em alguns casos, a ficha traz ainda anexos contendo fotos e informações mais detalhadas do histórico e resultados da iniciativa.

Os temas que permitem filtrar as iniciativas incluem agricultura urbana e periurbana, agrotóxicos e transgênicos, águas e saneamento, segurança e soberania alimentar, biodiversidade e bens comuns, construção social de mercados, cooperativismo e arranjos comunitários, economia solidária, juventudes, mulheres, políticas públicas e fomento, manejo de agrossistemas, terra, território e ancestralidade, dentre outras possibilidades.

O mapa proporciona a visualização, de modo especializado, da distribuição das iniciativas pelos estados do Brasil. Um importante referencial de ações efetivas que podem ser criadas, reproduzidas e ampliadas por gestores municipais.

Inspiração melhor não há. As ações locais desenvolvidas nos territórios importam e fazem a diferença nesse momento do Brasil. Sempre é tempo de atuar para o comprometimento de representantes do executivo e do legislativo nos municípios brasileiros com a agricultura familiar no país.

Edição: Mônica Nunes

Fotos e ilustrações: Pixabay e ANA/Divulgação

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Soares Souza
3 anos atrás

Que Excelente Iniciativa! Colocamos a camada com estes dados dentro do Mapa da Agroecologia (http://mapadaagroecologia.org/) juntamente com os dados de Consumo Responsável, Feiras Orgânicas (IDEC) e Open Food Brasil.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE