PUBLICIDADE

Mais de uma década após ser visto pela última vez, barbo-leopardo é reencontrado em rio da Turquia

Mais de uma década após ser visto pela última vez, barbo-leopardo é reencontrado em rio da Turquia

Semanas após ficarmos sabendo que 25% das espécies de peixes de água doce do planeta estão em risco de extinção, segundo levantamento divulgado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), uma boa notícia chega da Turquia. Após mais de uma década sem ser avistado, o barbo-leopardo (Luciobarbus subquincunciatus) foi reencontrado no rio Tigris.

No passado abundante e encontrado em rios da Turquia, Síria, Irã e Iraque, o peixe, que faz lembrar uma carpa, foi praticamente levado à extinção devido à construção de represas, a sobrepesca e a poluição. A última vez que houve um registro científico dele foi em 2011.

Por essa razão, o barbo-leopardo constava na lista “Em Busca dos Peixes Perdidos“, uma iniciativa da organização Shoal e da Re:wild, fundada pelo ator e ativista Leonardo DiCaprio. Ela é a segunda a ser redescoberta graças ao apoio dessas instituições.

PUBLICIDADE

O registro do peixe aconteceu durante uma expedição realizada por pesquisadores na região. Antes da viagem de campo, eles analisaram onde a espécie tinha sido observada anteriormente para retornar aos mesmos locais. Todavia, em muitos desses lugares foram construídas barragens, que alteraram o curso do rio Tigris.

Após dias da segunda expedição, os cientistas receberam um vídeo de um pescador que tinha achado um peixe com cerca de 50 cm, 2 kg e manchas pretas ao longo do corpo. Bingo! Era um barbo-leopardo.

“Não há nada como a sensação de descobrir que uma espécie que foi levada à beira da extinção ainda persiste, apesar das probabilidades”, celebrou Cüneyt Kaya, professora da Universidade Recep Tayyip Erdogan e membro da equipe da expedição. “É ainda mais emocionante do que descobrir uma nova espécie porque significa que podemos dar uma segunda oportunidade a uma espécie rara. Temos a obrigação de mobilizar esforços de conservação para garantir que ela não se perca novamente”.

Mais de um indivíduo foi coletado no rio e após análises, devolvidos à água.

“Todos temos um papel a desempenhar na proteção do nosso incrível patrimônio natural e estou orgulhoso de ter usado as minhas habilidades para ajudar a redescobrir o barbo-leopardo”, diz Münevver Oral, envolvido na expedição. “Para salvaguardar esta espécie no futuro será necessário educar outros pescadores e continuar a reunir conhecimento científico e experiência local.”

Mais de uma década após ser visto pela última vez, barbo-leopardo é reencontrado em rio da Turquia

Um dos espécimes encontrado, pouco antes de ser solto novamente no rio
(Foto: Metin Göksu)

*Com informações e entrevistas contidas no texto do site da Re:wild

Leia também:
Nova espécie de peixe das nuvens descoberta no Rio Grande do Norte ganha o nome de Maria Bonita
Pesquisadores viajam ao sul do Pará e Maranhão, na Amazônia, em busca dos raros peixes das nuvens
Nome de nova espécie de peixe cascudo do rio Xingu homenageia o cacique Raoni

Foto de abertura: Metin Göksu

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE