PUBLICIDADE

Luana Piovani aumenta adesão de famosos à campanha contra a ‘privatização das praias’ e à consulta pública 

Luana Piovani aumenta adesão de famosos à campanha contra a 'privatização das praias' e à consulta pública 

Há cerca de dez dias, a expressão “privatização das praias” se espalhou como rastilho de pólvora pelas redes sociais com o vídeo super didático e muito bacana dos documentaristas Rodrigo Thomé e Rodrigo Cebrian, para sua ONG Euceano, como contamos aqui.

Nele, os dois explicam as consequências terríveis da aprovação da PEC 03/2022, de autoria do deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania/PA) e aprovada na Câmara dos Deputados

Proposta de Emenda à Constituição visa retirar da União a propriedade exclusiva dos chamados “terrenos de Marinha”, de forma que os estados e municípios passem a ser seus gestores, gratuitamente, e os demais sejam vendidos para os atuais ocupantes. Só permaneceriam com o governo as áreas que ainda não são ocupadas e áreas locais, nas quais são prestados serviços.

Os “terrenos de Marinha”, portanto, são áreas localizadas na faixa de areia que começa 33 metros depois do ponto mais alto que a maré atinge ao longo da costa, delimitada ainda no Brasil Colônia, em 1831. Correspondem a 48 mil km em linha reta e representam 70% de todas as áreas em nome do governo federal. Rios e lagos que sofrem influência das marés são também considerados.

Voltando ao vídeo, Thomé e Cebrian ainda revelam o interesse de Neymar na aprovação da proposta, pois é parceiro de uma construtora que pretende erguer um condomínio de luxo à beira-mar em praia do Recife.

“Como pode ser tão mau caráter?”

Indignada com o envolvimento do ex-jogador em projeto tão nefasto – pois tem milhões de seguidores e os influencia com seus posicionamentos –, na semana passada, 30/5, a atriz Luana Piovani gravou live para se posicionar contra a “privatização das praias” de forma polêmica, “detonando” Neymar, e pediu para que seus seguidores votem NÃO na consulta pública da PEC no site do Senado

“Como pode ser tão mau caráter?”, bradou, referindo-se ao apoio de Neymar à PEC. Em seguida, desfiou aspectos conhecidos do público sobre sua vida pessoal – como pai, marido (traiu a esposa grávida) etc – para embasar seu pronunciamento.

Em resposta à atriz, Neymar não fez qualquer menção a respeito da PEC, atendo-se apenas às ofensas que ela lhe fez e proferindo insultos característicos de um homem machista, misógino e etarista

Chamou-a de louca, disse que ela devia estar a fim dele pra “não tirar meu nome da boca”, que ela “tem mais de 50 anos e quer lacrar na internet” e ainda foi violento, dizendo que merecia um “sapato na boca” para se calar. Ou seja, ele, sim, se pronunciou apenas para obter apoio de seus fãs virulentos. 

Apoio à Luana, críticas à Neymar

Só depois da “treta entre Luana e Neymar”, como definiu boa parte da imprensa, é que alguns famosos interromperam o silêncio e se manifestaram. E sabemos que esse tipo de apoio é importante: quando pessoas consideradas como “celebridades” apoiam uma causa, a adesão do público é muito maior. 

Assim, Elisa Lucinda, Vera Fischer, Mari Moon, Otavio Muller, Leandro Lima e Anderson Muller também usaram as redes sociais para se manifestar contra a famigerada PEC e a privatização das praias. E criticaram Neymar.

“Querem por o mar no bolso, Odoyá, e lucrar. Aquele que privatizar as praias de Yemanjá terá infortúnio público e particular. Aquele que aprovar vender o direito ao mar, está longe da grandeza de Vini Jr. e tragicamente perto do anti-Brasil saudável, que se tornou Neymar”, sentenciou a atriz Elisa Lucinda no Twitter. E depois reproduziu o post no Instagram.

Vera Fischer, Otavio Muller e Anderson Muller ilustraram seus posts no Instagram com um meme genial –  ‘-Ney +Mar’, que reproduzo abaixo.

Luana Piovani aumenta adesão de famosos à campanha contra a 'privatização das praias' e à consulta pública 

Na legenda, Vera completou seu manifesto dizendo: “Quando meia palavra basta. Não caia nessa, seja contra à privatização das praias! Cuide bem do mundo que o mundo cuidará de você!”, com as hashtags #DefendaNossasPraias #PEC0322 #pacotedadestruição.

Otávio usou o mesmo meme e escreveu: “Ney, pra mim, só o Matogrosso!”. Ao que a atriz Ingrid Guimarães respondeu: “Amei”, mas não publicou sobre o assunto em seu perfil.

Já Anderson, disse: “O Ney é a feiúra fabricada no Brasil e o Mar nossa beleza natural… Me poupe, Neymar. E com todo respeito vai te catar”, com as hashtags #bobão, #ridículo, #prepotente e #babaca. 

apresentadora Mari Moon se manifestou com uma imagem, criada por ela: uma foto de Luana Piovani na praia com a frase “este perfil diz NÃO à privatização das praias” e declarou aos seguidores:  “Postem à vontade!”. Espalhou.

Paraibano, o ator Leandro Lima se posicionou no Instagram – “Eu sou nordestino e sou contra a privatização das praias” – e cutucou os fãs: “Vocês concordam? Privatização?”. Completou o post com o meme ‘-Ney +Mar’.

“Ney, pra mim, só o Matogrosso”, também declarou o apresentador Fernando Oliveira, que foi repostado pela atriz Letícia Colin em suas stories.

Segundo o G1, ela ainda compartilhou mensagens de outros amigos como esta – “É inacreditável que tenha gente no Brasil realmente propondo privatização de praias nesse momento e ainda, supostamente, com apoio de uma pessoa tida como a maior representação atual do futebol brasileiro. Parece tudo uma grande piada de péssimo gosto”, mas não publicou na timeline do Instagram.

Vote NÃO à privatização!

Com a polêmica gerada a partir do pronunciamento de Luana Piovani contra a PEC das praias e o apoio de Neymar, a votação da consulta pública do Senado disparou consideravelmente.

Em 24/5, à noite, o resultado era 1.311 NÃO x 112 SIM. Hoje, 3/6, está em 143.157 para o NÃO e 1.804 para o SIM. A votação continua valendo. Clique aqui.

A seguir, assista ao manifesto de Luana e, em seguida, ao vídeo dos Rodrigos do Euceano, que viralizou no Instagram.

___________

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto: reprodução do Instagram

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE