PUBLICIDADE

Lobos são flagrados por drone ao escavarem túnel por baixo de espessas camadas de neve no noroeste da China

Lobos são flagrados por drone escavando túnel por baixo de espessas camadas de neve no noroeste da China

As emocionantes imagens dos lobos foram capturadas por um pastor local esta semana, na Área Cênica de Kanas, na região autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China (nas Montanhas Altaicas).

Com drone, ele registrou o momento em que uma alcateia de lobos caminha habilmente e de forma organizada pelas espessas camadas de neve da região – cerca de um metro de profundidade. 

É possível perceber que os lobos mais fortes seguem à frente, liderados por um deles que escava a neve, criando um túnel. A cada x metros, ele coloca a cabeça para fora para observar e avaliar a direção e o grupo, e vai deixando aberturas na neve que são aproveitadas pelos demais. 

Lobos são flagrados por drone escavando túnel por baixo de espessas camadas de neve no noroeste da China

Para o sucesso da empreitada, o líder conta com os lobos de corpo forte – que abrem ainda mais o caminho – e são seguidos pelos juvenis, bem menores. Já o lobo alfa se mantém na retaguarda para garantir a segurança de todos. 

Lobos são flagrados por drone escavando túnel por baixo de espessas camadas de neve no noroeste da China

O vídeo viralizou nas redes sociais, claro! Impressionados com a disciplina, segurança e força da alcateia, internautas fizeram comentários diversos, destacando o respeito à liderança e a inteligência da espécie. 

Segundo o Globo, um deles comentou: “Belo trabalho em comunidade realizado por esses animais. Nós, como humanos, podemos aprender algumas coisas com eles”.

Outro chamou a atenção para o instinto dos animais, dos quais descendem os cachorros. “Esta é parte da razão pela qual seu cão sempre quer andar na sua frente, mas as pessoas ainda tentam treiná-los para andar atrás”, supôs. 

Nevascas criam dificuldades para os animais

De acordo com autoridades de conservação da vida selvagem da região, o trecho onde se localiza a área cênica, tem sofrido nevascas frequentes que resultaram em acúmulos substanciais de neve, criando dificuldades para os animais selvagens se alimentarem na natureza

Em janeiro, turistas ficaram isolados devido à várias rodadas de neve que atingiram a área cênica de Kanas por cerca de dez dias, resultando em avalanches que bloquearam 350 km de estradas que ligam a área cênica com regiões externas.

Por isso, o governo local se comprometeu a monitorar de perto as condições climáticas e seu impacto potencial nas atividades animais. E algumas vezes contam com a participação dos moradores locais como o pastor que produziu o belo vídeo. É o que chamamos de ciência cidadã.

A seguir, assista ao vídeo e veja a beleza dessa caminhada:

___________

Leia também:
Nova alcateia de lobos é avistada na Califórnia, após extinção da espécie no estado no século passado

Nascimento de oito filhotes de lobos após um século é esperança para retorno da espécie levada à extinção na Califórnia

Fontes: AccuWeather, CGTN Global Watch, ABC News, Sky News, O Globo

Fotos: reproduções do vídeo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE