PUBLICIDADE

Leonardo DiCaprio pede para jovens brasileiros tirarem o título de eleitor e votarem para proteger a Amazônia: “importante para todos nós!”

O ator Leonardo DiCaprio é conhecido pelo ativismo ambiental e climático e reconhece que somente juntos podemos fazer algo para frear o caos mundial atual. E, naturalmente, seu engajamento o tem aproximado da Amazônia e da luta dos povos originários do Brasil contra ataques e ameaças do governo de Bolsonaro. Por isso, está sempre atento ao que acontece por aqui.

Ciente de que o país passará por eleições em outubro de 2022 e da importância fundamental que os jovens têm nesse processo – como também nas transformações que precisamos efetivar para garantir um futuro mais justo e sustentável -, esta semana, dedicou um de seus posts no Twitter para enviar uma mensagem para os adolescentes brasileiros com 16 anos e 17 anos (ou que completarão 16 até as eleições), que ainda não têm titulo de eleitor.

“O Brasil abriga a Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. O que acontece lá é importante para todos nós e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a mudança para um planeta saudável. Para saber mais sobre o registro de eleitores no Brasil antes de 4 de maio, visite http://olhaobarulhinho.com‘. #tiraotitulohoje“.

Afinal, são mais de seis milhões de adolescentes com direito a votar. Eles representam quase 5% do eleitorado brasileiro em potencial e cerca de 7% dos votos válidos pra esta eleição, de acordo com informações divulgadas pelo programa Greg News, da HBO, em janeiro deste ano.

Essa quantidade de gente é suficiente para “mudar a história destas eleições e do país”, que tem sofrido desde 2019 com o projeto político de Bolsonaro.

Como se registrar

O prazo para tirar o documento vai até 4 de maio, quarta-feira da próxima semana. Para facilitar o processo, DiCaprio indicou a plataforma lúdica Olha o Barulhinho, que ensina o passo a passo de um jeito divertido e descomplicado.

O TSE lançou uma mega campanha em janeiro com a participação de todos os clubes de futebol da série A. Mas, mesmo quem não dá muita bola para o futuro, pode ter outro motivo para participar.

Além de explicar o passo a passo para fazer o registro, a campanha Cada Vota Conta criou um concurso para incentivar a adesão dos jovens, que oferece um iPhone entre outros prêmios. Com um detalhe: pode participar do “mutirão” também quem já tem título.

(no final deste post, assista ao primeiro programa Greg News deste ano e com plateia, no qual Gregorio Duvivier discorre sobre a adolescência e a importância de votar. Foi lá que conhecei a campanha do Cada Voto Conta)

Mais fácil, impossível! Só não tira o titulo de eleitor e não participa do processo que pode nos levar de volta ao caminho da democracia e de um futuro digno quem não quer.

Annita inspira Mark Ruffalo; Leo também

Esta não é a primeira vez que uma celebridade internacional chama a atenção dos adolescentes brasileiros para a importância de votar e de tirar o atual presidente do governo, elegendo alguém que se mostre comprometido com as questões ambientais, climáticas e indigenas.

No final de março, o ator e produtor americano Mark Ruffalo – conhecido por seu engajamento como ambientalista e ativista político – também usou suas redes sociais com essa finalidade (como contamos aqui). E o fez para endossar a declaração da cantora Annita, compartilhando seu post acompanho da seguinte mensagem:

“Em 2020, os americanos só derrotaram Donald Trump porque um número recorde de eleitores usaram seus direitos democráticos, especialmente os jovens. Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos devem se registrar para votar nas próximas eleições. Eles têm até 4 de maio”.

Na esteira de Anitta vieram artistas e influencers brasileiros de diferentes áreas, que continuam chegando. Que bom poder contar com o incentivo de cidadãos globais. Ontem, Mark Ruffalo retuitou o post de Di Caprio:

Agora, assista ao programa Greg News, da HBO, sobre adolescência, eleições e título de eleitor:

Foto-montagem: Reprodução do Facebook (DiCaprio) e do Twitter (Olha o Barulhinho)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE