Leonardo DiCaprio ganha Oscar e faz um discurso emocionante pelo planeta

Leonardo DiCaprio ganha Oscar e faz um discurso emocionante pelo planeta

Na mais esperada noite de premiação das estrelas de Hollywood, a entrega anual da estatueta do Oscar aos melhores do cinema, o ator americano – e ativista ambiental – Leonardo DiCaprio recebeu o prêmio de melhor ator pela atuação no filme O Regresso e deixou uma linda mensagem para os milhões de espectadores que assistiram à cerimônia no mundo todo.

A expectativa para saber quem seria o ganhador de melhor ator do Oscar 2016 era grande, já que DiCaprio havia sido indicado seis vezes. Nas redes sociais, surgiram memes divertidos sobre o assunto.

Mas ao subir ao palco da festa, em Los Angeles, o ator fez um discurso surpreendente. Agradeceu aos companheiros da produção do filme, aos pais e amigos, mas em um segundo momento, falou sobre mudanças climáticas. Esta não é a primeira vez que DiCaprio se pronuncia publicamente e de maneira enfática, sobre a questão do clima. Discursou na sede das Nações Unidas, em Nova York, em 2014, quando aconteceu a monumental Marcha pelo Clima na cidade, e durante a ocasião, defendeu a luta contra o aquecimento global.

Ontem (28/02), no Oscar, mais uma vez ele mostrou que acredita naquilo porque luta. Foi aplaudido de pé pela plateia.

Leia abaixo a tradução do discurso de Leonardo DiCpario e o vídeo, que precisa reverberar por todo o planeta:

“…. e por último, eu gostaria de dizer: O Regresso conta a história da relação de um homem com o mundo natural. Um mundo que em 2015, todos nós – coletivamente – sentimos ser o mais quente registrado na história. A produção de nosso filme precisou viajar para o ponto mais ao sul do planeta para conseguir encontrar neve. Mudanças climáticas são reais, estão acontecendo agora. Esta é a ameaça mais urgente contra toda nossa espécie e precisamos trabalhar juntos e parar de adiar. Precisamos apoiar líderes ao redor do mundo que não falam pelos grandes poluídores, mas falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do planeta, pelos bilhões e bilhões de pessoas desprivilegiadas, as quais são as mais afetadas pelo que está acontecendo. Pelos filhos de nossos filhos e pelas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela política da ganância. Eu agradeço a todos por este prêmio inacreditável esta noite. Vamos valorizar o planeta. Eu valorizo esta noite. Muito obrigado!”

Leia também:
Leonardo DiCaprio recebe prêmio e condena combustíveis fósseis em seu discurso em Davos

Leonardo DiCaprio se junta à campanha pelo desinvesimento em combustíveis fósseis

Foto: divulgação Academy of Motion Picture Arts and Sciences

3 comentários em “Leonardo DiCaprio ganha Oscar e faz um discurso emocionante pelo planeta

  • 29 de fevereiro de 2016 em 2:11 PM
    Permalink

    O texto está super legal de ler, informativo ( o que é essencial), e explicativo, porém a um pequeno erro ortográfico nele: “defendou a luta contra o aquecimento global.”
    Creio que a palavra “defendou” está no lugar de “defendeu”..

    Resposta
    • 29 de fevereiro de 2016 em 6:49 PM
      Permalink

      Oi Marcela, tudo bem?
      Que bom que você gostou da matéria. Já consertamos o erro de digitação.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
    • 15 de junho de 2019 em 10:59 PM
      Permalink

      Marcela, há um pequeno erro no seu comentário: HÁ do verbo haver…
      Abraço

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.