Lâmpadas velhas podem ser coletadas gratuitamente em condomínios de todo país. Cadastre já o seu!

Lâmpadas velhas podem ser coletadas gratuitamente em condomínios de todo país. Cadastre já o seu!

Lâmpadas queimadas não podem ser descartadas em qualquer lugar. Não devem ser jogadas no lixo e também não podem ser misturadas aos resíduos recicláveis, junto a vidros, plásticos ou papéis. Elas precisam de uma coleta especial porque, no caso das fluorescentes, por exemplo, possuem mercúrio, um metal tóxico tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

Atualmente menos de 5% das lâmpadas são recicladas no Brasil. Pela lei da logística reversa, fabricantes, comerciantes e importadores são os responsáveis por dar o destino correto a esses resíduos. Por esta razão foi criada a Reciclus, uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais setores de lâmpadas do país para fazer a gestão da coleta, transporte e reciclagem adequada desses produtos – sem custo adicional aos consumidores.

Em todo o Brasil, a Reciclus disponibiliza mais de 2 mil pontos de coleta em 454 municípios, em sua maioria estabelecimentos comerciais. Mas agora a associação começou a oferecer o serviço gratuito também para condomínios residenciais.

Para verificar a disponibilidade de coleta no condomínio onde você mora, basta entrar em contato com a Reciclus pelo WhatsApp: (11) 98469-1113. Se o local tiver atendimento, um coletor será entregue gratuitamente. Aí, quando ele estiver com 80% de sua capacidade, basta que o usuário entre em contato para que a retirada seja feita.

Lâmpadas velhas podem ser coletadas gratuitamente em condomínios de todo país. Cadastre já o seu!

Caso a coleta não seja feita onde você vive, confira aqui a loja mais próxima da sua casa onde há um coletor.

Lâmpadas velhas podem ser coletadas gratuitamente em condomínios de todo país. Cadastre já o seu!

A caixa de coleta da Reciclus

Desde 2017, a associação já recolheu mais de 1,8 milhão de kg de lâmpadas usadas, totalizando 12,6 milhões de unidades.

A vantagem das lâmpadas LED

Na hora de trocar as lâmpadas da sua casa, tenha em mente que as LED são consideradas as mais modernas e econômicas. Estima-se que possuam uma vida útil de até 25 mil horas (contra 6 mil das fluorescentes) e consomem:

  • Cerca de 85% menos energia do que as incandescentes;
  • 65% menos que as fluorescentes;
  • 50% menos que as de vapor de sódio, comumente utilizada na iluminação pública das cidades.

Abaixo um vídeo bem didático produzido pelo programa Recicla Sampa:

Fonte: Recicla Sampa

Leia também:
Resíduos perigosos: o que fazer?
Você sabe o que significam os símbolos de reciclagem?
Reciclagem: lavar ou não lavar, eis a questão!
Pioneira, Florianópolis implanta coleta de resíduos orgânicos ‘porta a porta’

Foto: reprodução Facebook Reciclus

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta