Na semana passada, durante encontro que reuniu empresários, ONGs e governo, em São Paulo, a organização Engajamundo – que reúne mais de 500 jovens em todo o Brasil na luta contra as mudanças climáticas – entregou proposta para a ministra do meio Ambiente, Isabella Teixeira, para pedir a redução de emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2030, em relação a 1990.
O documento, entregue por Raquel Rosenberg (foto), exige também que o governo se comprometa a incluir outra meta na proposta que deve ser anunciada pela ministra até setembro e será apresentada na Conferência das Mudanças Climáticas (COP21) da ONU: zerar as emissões do país até 2050.
Para chegar a esses números, a organização levou em conta três fatores: responsabilidade histórica do país, capacidade e direito ao desenvolvimento.
Segundo Rachel, o Engajamundo considera que tais metas podem assegurar que as futuras gerações não sofram tanto com os impactos das alterações climáticas e que é imprescindível que o governo seja ambicioso na definição de medidas de adaptação e financiamento.
Veja, no vídeo abaixo, Rachel entregando a proposta do Engajamundo para os ministros Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e Joaquim Levy, da Fazenda. A receptividade foi muito boa.
Foto: Divulgação/Engajamundo