Richarlison leiloa chuteira usada na Copa América em prol de projeto de ciência da USP, do qual é embaixador

Jogador Richarlison leiloa chuteira usada na Copa América, em prol de projeto de ciência da USP, do qual é embaixador

Na semana passada, o atacante da seleção brasileira de futebol publicou fotos da chuteira que estreou na semifinal da Copa América, que traz referência a um programa de ciência da Universidade de São Paulo: o USP Vida.

Richarlison apoia esse projeto – foi o primeiro embaixador e contribui com doações e mobilizações periódicas -, criado para ajudar a desenvolver pesquisas no combate à covid-19.

Entre as linhas de pesquisa para as quais as doações são destinadas estão o desenvolvimento de “testes, vacinas e medicamentos, estudos de processos antivirais, projetos de proteção facial e para respiradores artificiais”, informa o site da universidade. 

Logo em seguida, o jogador anunciou que a chuteira estava sendo leiloada pela plataforma Play For Cause – especializada no apoio do esporte a causas humanitárias e de transformação social – para arrecadar recursos para o mesmo projeto.

Jogador Richarlison leiloa chuteira usada na Copa América, em prol de projeto de ciência da USP, do qual é embaixador

“A única salvação é a ciência e a pesquisa”

Em seu Instagram, ele declarou que, no início da pandemia, ficou muito assustado com o que acontecia. “As imagens que a gente recebia dos hospitais, especialmente da Itália, eram de dar medo. Quando soube que a Covid-19 já tinha chegado ao Brasil, quis descobrir uma forma de ajudar e fazer alguma coisa pela minha comunidade e pelo meu país”.

Contou também que, não estudou tanto quanto deveria, mas aprendeu, desde cedo, que “nossa única salvação nesses casos é a ciência e a pesquisa. Por isso, quando surgiu a oportunidade de me juntar à USP nessa batalha, não pensei duas vezes. Sabia que se tratava de uma das maiores universidades do mundo e que essa iniciativa era uma esperança verdadeira para o nosso povo, que, no meio de tudo isso, ainda teve de lidar com tantas notícias falsas e brigas políticas”.

“Fico muito feliz por poder falar sobre esse programa e divulgar o que os nossos verdadeiros heróis têm feito ao longo do último ano. Estou muito orgulhoso por ser o primeiro embaixador do projeto da USP, e só tenho que parabenizar todo mundo que fez e faz parte do programa. Juntos, vamos vencer essa batalha, tenho certeza”.

Como participar do leilão ou doar

Para concorrer à chuteira, é preciso acessar a plataforma Play For Causel e dar seu lance.

Se você não quiser participar do leilão, mas tiver interesse em doar qualquer quantia para o projeto da USP, é só indicar sua intenção no mesmo site e fazer a doação.

Foto (destaque): Reprodução do Instagram

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta