Jogador do Marrocos, Hakim Ziyech, doa salário para funcionários da seleção e pessoas carentes de seu país

Jogador do Marrocos, Hakim Ziyech, doa todo salário para funcionários da seleção e pessoas carentes de seu país

Hakim Ziyech é daqueles jogadores de futebol craques dentro e fora de campo. Foi o autor de um golaço contra o Canadá nesta Copa do Mundo, do Catar, e é um ídolo para a torcida do Marrocos. Apesar de ter nascido na Holanda, filho de imigrantes que foram para o país europeu tentar uma vida melhor, o atleta que atua profissionalmente na Inglaterra, decidiu vestir as cores da camisa da seleção da terra natal de seus pais.

Sua trajetória não foi fácil. Começou jogando por um time holandês e se destacou, mas quando manifestou a vontade de representar o Marrocos em campeonatos internacionais, o técnico europeu o criticou. Mesmo assim, Ziyech seguiu seu coração e em 2018 se juntou à seleção marroquina em sua primeira Copa do Mundo, na Rússia, mas o time foi eliminado ainda na primeira fase. Pior do que isso, o jogador teve uma desavença com o então técnico, que afirmou que nunca mais o convocaria, “nem que ele fosse Lionel Messi”.

Na Inglaterra, Ziyech jogou pelo Ajax e atualmente faz parte da equipe do Chelsea. Voltar à seleção do Marrocos parecia um sonho distante para ele, mas com a mudança do técnico, ele ganhou uma nova chance e mostrou aos marroquinos porque tem tanto orgulho em jogar pelo país dos pais.

Mas conforme revelou o escritor, ativista e professor de Direito Khaled Beydoun em seu perfil no Twitter, “A estrela do Marrocos Hakim Ziyech nunca ganhou um único dólar enquanto jogava por seu país (desde 2015). Ele doa tudo para funcionários da equipe e famílias pobres em Marrocos, sua terra natal”.

Apesar do cenário econômico ter melhorado nas últimas décadas no país africano, a taxa de pobreza continua a ser uma das mais altas da região do Mediterrâneo, com 15% da população vivendo abaixo da linha de pobreza.

Esta não é a primeira vez que o atleta doa seu dinheiro para filantropia. Quando estava no Ajax, entre 2016 e 2020, foi noticiado que ele contribuiu com quase 200 mil euros para uma associação do Marrocos que ajuda pacientes com câncer. O jogador perdeu o pai, quando tinha apenas dez anos, para a doença.

Por isso mesmo, ações como a de Ziyech, de 29 anos, que leva uma vida discreta, mas nos bastidores faz o bem, são mais um motivo para que muitos torçam para que Marrocos consiga brilhar ainda mais no Catar. Seria uma vitória não apenas para o futebol, mas para que uma nação da África possa mostrar ao resto do mundo, com muito orgulho, seu talento, seu poder e potencial, e sua cultura.

Viva Ziyech, dá-lhe Marrocos!

Jogador do Marrocos, Hakim Ziyech, doa todo salário para funcionários da seleção e pessoas carentes de seu país

Ziyech em campo no Catar

Leia também:
O jogador senegalês Sadio Mané recebe – das mãos de Raí – o ‘Prêmio Sócrates’ por ações de impacto social na cidade onde nasceu

Após viagem ao Pantanal pra conhecer de perto projeto de conservação, Richarlison adota onça-pintada
Jogadores do FC Zenit, da Rússia, entram em campo com cães para adoção, em busca de um novo lar
Jogadores de futebol estão em campanha da OMS que mostra cinco passos para evitar o coronavírus
Proibidos de usar braçadeira “One Love”, jogadores da Alemanha botam a mão sobre boca em foto antes do jogo

Fotos: reprodução Instagram Hakim Ziyech

Um comentário em “Jogador do Marrocos, Hakim Ziyech, doa salário para funcionários da seleção e pessoas carentes de seu país

  • 13 de dezembro de 2022 em 11:13 PM
    Permalink

    Se todos os jogadores de cada país fizessem o mesmo, o mundo não seria assim tão descuidado

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.