PUBLICIDADE

Jaguatiricas brasileiras se juntam a primeiro programa de reintrodução da espécie no mundo

Jaguatiricas brasileiras se juntam a primeiro programa de reintrodução da espécie no mundo

Beyonce, Shakira e Rihanna são os nomes das três jaguatiricas brasileiras que chegaram recentemente ao Gran Parque Iberá, em Corrientes, na Argentina. As fêmeas, que viviam no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, foram doadas para a Fundación Rewilding Argentina, que está realizando na região um dos maiores programas de reintrodução de espécies do mundo.

Nos últimos anos, diversas espécies que tinham sido extintas localmente, como a onça-pintada (Panthera onca), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e a arara-vermelha (Myrmecophaga tridactyla) foram reintroduzidas pelo projeto no parque nacional, que engloba uma área de mais de 750 mil hectares.

Entre as espécies que fazem parte dessa gigantesca empreitada ambiental está a jaguatirica (Leopardus pardalis). Em dezembro de 2023, Tomi e Luna foram os primeiros ocelotes, nome desse felino em espanhol, soltos em Iberá. A fêmea havia sido doada por um centro de reprodução de Buenos Aires e o macho veio de um zoológico de Córdoba.

PUBLICIDADE

Antes da soltura histórica no final do ano passado, o casal passou por um período de adaptação e aclimatação num enorme recinto construído na mata, onde aprenderam a, por exemplo, caçar presas vivas. Durante o período juntos, inclusive, Luna e Tomi geraram um filhote.

Agora Shakira e as irmãs Rihanna e Beyonce se juntam ao programa de reintrodução argentino, o primeiro no mundo que envolve a soltura de jaguatiricas. Com o fim do período de quarentena, as fêmeas passarão pelo mesmo processo de Tomi e Luna, ou seja, ficarão no recinto de adaptação até que seja decidido pela soltura.

Além das três brasileirinhas, há ainda uma jaguatirica doada pelo Centro de Vida Selvagem Urutaú, do Paraguai.

“Os esforços de conservação e recuperação de espécies exigem trabalho conjunto e colaboração internacional, e a reintrodução da jaguatirica não é exceção. Neste projeto, alianças com organizações do Brasil e do Paraguai são fundamentais”, celebrou a Fundación Rewilding Argentina, ao divulgar o vídeo abaixo em suas redes sociais. “A incorporação de três fêmeas do Refúgio Bella Vista fortalece o caminho e reafirma a importância do trabalho conjunto entre países e organizações irmãs.”

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Fundación Rewilding Argentina (@rewilding_argentina)

A jaguatirica é a sétima espécie a ser reintroduzida em Iberá. Medindo cerca de 75 centímetros e com peso em torno de 20 kg, esse mamífero carnívoro pertencente à família dos felídeos. Possui uma distribuição ampla por toda a América Latina, inclusive no Brasil, mas com exceção do Chile. Todavia, assim como outras espécies de animais, foi extinta em diversas regiões, seja pela perda de habitat ou pela caça ilegal.

De hábitos solitários com atividade predominantemente noturna, durante o dia dorme em ocos de árvores ou em arbustos. Tem grande habilidade para subir em árvores, saltar e nadar. Alimenta-se de pequenos e médios vertebrados, como cutias, pacas, macacos, preguiças, além de roedores, aves e répteis.

O vídeo abaixo mostra a soltura de Luna e Tomi no final de 2023:

——————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Rewilding na Argentina: o sucesso da restauração de ecossistemas com a reintrodução de animais, em belíssimo livro
Filhotinhos de onça brasileira nascem no Parque Nacional de Iberá, na Argentina
Argentinos celebram nascimento de sete filhotes de onças em parque nacional onde há dois anos não havia nenhuma delas

Foto de abertura: Martha de Jong-Lantink / Creative Commons / Flickr

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE