PUBLICIDADE

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, lança livro gratuito online e convida crianças do mundo inteiro a ilustrá-lo

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, lança livro gratuito online e convida crianças do mundo inteiro a ilustrá-lo

A escritora britânica Joanne Rowling, mais conhecida por seus milhões de fãs no mundo inteiro como J.K. Rowling, depois de lançar a saga de livros com as aventuras do jovem bruxo Harry Potter e seus amigos, virou uma celebridade do mundo literário, recebendo diversos prêmios e conquistando a impressionante marca de 500 milhões de cópias vendidas.

Com o sucesso estrondoso da obra de Harry Potter, que foi reproduzida em filmes para o cinema, J.K. Rowling se tornou uma milionária (uma das mulheres mais ricas do Reino Unido). E grande parte desse dinheiro, ela doa para entidades de caridade em seu país.

Agora, frente à pandemia do novo coronavírus, quando milhares de crianças estão em quarentena em casa, sem poder frequentar suas escolas, a escritora decidiu lançar uma nova obra para entreter os pequenos.

The Ickabog, ainda sem título em português, é um conto de fadas. A história se passa no reino de Cornucopia, um lugar perfeito, onde todos vivem felizes sob os cuidados do Rei Fred, o Destemido, um governante pra lá de vaidoso e egoísta. O Ickabog do título é um monstro, um ser que as crianças temem, uma lenda passada entre os habitantes dessa terra de fantasia…

A cada semana, J.K. Rowling publica um novo capítulo (ou mais) de seu novo livro infantil, que pode ser lido gratuitamente pela internet neste link. Até este momento, já estão disponíveis seis capítulos, mas ainda em inglês. Em breve, eles também estarão em português, depois de serem traduzidos pela Editora Rocco, que detém os direitos da obra no Brasil.

The Ickabog é uma história sobre a verdade e o abuso de poder. Para evitar uma pergunta óbvia: a ideia me surgiu há mais de uma década, por isso não pretende ser lida como uma resposta a qualquer coisa que esteja acontecendo no mundo no momento. Os temas são atemporais e podem se aplicar a qualquer época ou país”, esclarece Rowling.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, lança livro gratuito online e convida crianças do mundo inteiro a ilustrá-lo

Capítulos já disponíveis para leitura online

A autora conta que escreveu a história há muitos anos. Ela a leu para os dois filhos, que tinham na época, 7 e 9 anos. No entanto, quando chegou a hora de publicá-lo, decidiu lançar um livro para adultos.

“E foi assim que The Ickabog acabou no sótão. Fiquei ocupada com outras coisas e, apesar de amar a história, ao longo dos anos, passei a pensar nela como algo que era apenas para meus próprios filhos”, diz. “Mas daí começou o confinamento por causa da pandemia. Tem sido muito difícil para as crianças, em particular, então trouxe The Ickabog do sótão, li pela primeira vez em anos, reescrevi alguns trechos e depois li novamente para meus filhos. Eles me disseram para colocar de volta algumas partes que eles gostavam quando eram pequenos, e agora aqui estamos nós!”

Competição de ilustrações

Uma das coisas mais bacanas da iniciativa de J.K. Rowling é o convite para que crianças do mundo inteiro participem de uma competição para ilustrar o livro.

Os desenhos e as ilustrações devem ser feitos por “jovens artistas” que tenham entre 7 e 12 anos. O convite ainda é válido apenas para crianças de países de língua inglesa – Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Estados Unidos e Canadá -, mas em breve chegará a outros países, como o Brasil.

A autora dará algumas dicas do que imagina, entretanto, o mais importante é que os pequenos deixem a imaginação voar alto. Em sua conta no Twitter, onde tem 13 milhões de seguidores, a britânica tem feito comentários e elogios sobre os desenhos já enviados, todos com a hashtag #TheIckabog.

“Criatividade, originalidade e esforço são as coisas mais importantes: não estamos necessariamente procurando a habilidade e técnica”, enfatiza.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, lança livro gratuito online e convida crianças do mundo inteiro a ilustrá-lo

The Ickabog, na versão impressa, será lançado, em inglês, em novembro de 2020. E nos meses seguintes, em outras línguas. Serão escolhidas 34 ilustrações para o livro.

Toda a renda obtida com os direitos autorais da obra será revertida para ajudar pessoas afetadas pela pandemia da COVID-19.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, lança livro gratuito online e convida crianças do mundo inteiro a ilustrá-lo

Leia também:
4 livros online e gratuitos contam como aproximar a criança da natureza e manter essa relação saudável
A Biblioteca da Floresta e os livros que falam de natureza, para todas as idades
Livros infantis velhos e esquecidos… e preciosos

Nova espécie de cobra, encontrada na Índia, é batizada pelos cientistas com o nome de um personagem de ‘Harry Potter’

Imagens: reprodução internet

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE