Izalete Tavares é a grande vencedora do 4o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

Izalete Tavares é a grande vencedora do 4o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

Este ano a competição foi difícil. Recebemos imagens incríveis no 4o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza, mas pela primeira vez nesses quatro anos, os jurados foram praticamente unânimes em escolher o grande vencedor: o flagrante da anta em uma poça de lama, registrado pela fotógrafa amadora Izalete Tavares.

“Esta foi a primeira anta que eu fotografei na natureza, no coração do Pantanal. Foi uma sensação única estar cara a cara com esse mamífero! Me lembro que me abaixei bem para pegar ela nesse ângulo, e voltei para a van com lama na calça inteira, mas valeu o esforço!”, revelou Izalete ao Conexão Planeta.

A estudante de medicina veterinária, de 24 anos, mora em Porangatu, Goiás. Ela conta que desde criança gostou de animais, mas foi quando ficou mais velha, nas visitas à fazenda do avô, é que decidiu comprar uma câmera fotográfica e começar a registrar a fauna local.

“Comecei a fotografar por volta dos meus 15 anos. Gosto de fotografar para usar a fotografia como ferramenta na preservação das espécies que temos em nosso planeta. Ninguém preserva aquilo que não conhece e através das minhas fotos, consigo deixar as pessoas mais próximas do meio ambiente, que é muitas vezes esquecido pelas pessoas, que buscam cada vez mais estar em um ambiente voltado somente para a tecnologia”, diz.

Este ano, pela primeira vez também, o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza premiará não apenas o 1o colocado, mas todos os cinco finalistas, que foram classificados pela seguinte maneira pelos nossos jurados e também, pelo voto popular dos internautas:

1o lugar – Izalete Tavares
2o lugar – Norton Santos
3o lugar – Jair da Costa Moreira 
4o lugar – Marcos Antônio Gonçalves
5o lugar – Rogério Peccioli  

O júri da edição de 2020 do nosso concurso de fotografia foi composto pelos fotógrafos, colaboradores do Conexão Planeta, Daniel De Granville, Zig Koch, Adriano Gambarini, Leonardo Merçon, Augusto Nunes, Renato Soares e Renato Rizzaro.

Estes profissionais, com anos de experiência e prêmios internacionais em seus currículos, analisaram a técnica, a composição (posicionamento dos elementos dentro do quadro), a ação que a imagem mostra (comparando, por exemplo, com um bicho que está parado sem fazer nada), a raridade da cena e das espécies registradas.

Como prêmio principal, Izalete irá receber uma cópia do livro A Onça na Cultura Pantaneira, de Adriano Gambarini e Laís Duarte; um calendário 2021 com fotos de Zig Koch e uma fotografia (destaque, neste link), do indigenista Renato Soares – ampliação 40×60, impressão fineart em papel de algodão.

Norton Santos ganhará o livro Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Sooretama, de Leonardo Merçon (Instituto Últimos Refúgios) e o Guia de Campo de Bonito, de Daniel De Granville. Jair da Costa Moreira receberá a obra Diário de um Outono Particularde João Marcos Rosa (Editora Vento Leste), Marcos Antônio Gonçalves o livro Araucária – A Floresta do Brasil Meridional, de Zig Koch (Editora Olhar Brasileiro) e Rogério Peccioli, Diário de um Outono Particular.  

Desde 2017 nossa intenção ao promover a competição é, além de valorizar novos talentos da fotografia de natureza no país, estimular a proteção e conservação da biodiversidade brasileira.

Deixe uma resposta

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança