Inspirados em botão que desabrocha em flor, indianos criam sapato infantil que expande à medida que criança cresce

Inspirados em botão que desabrocha em flor, indianos criam sapato infantil que expande à medida que criança cresce

A velocidade do crescimento físico do corpo humano nos primeiros anos de vida é realmente impressionante. Só durante o primeiro ano, em média, o bebê cresce cerca de 25 cm. E para quem tem filho, sabe muito bem como roupas e sapatos que cabiam até pouquíssimo tempo, de repente, não servem mais. Apenas entre o nascimento e os 3 anos, estima-se que o tamanho dos pés de uma criança mude a cada três meses!

Enxergando aí uma oportunidade de negócio, os amigos indianos Satyajit Mittal e Krutika Lal decidiram criar um sapato que expande à medida que a criança cresce. A inspiração veio da natureza: exatamente como acontece com um botão de flor, que vai desabrochando até se abrir por completo.

Dá pra imaginar que não foi da noite para o dia que os sócios conseguiram lançar a marca batizada de Aretto. Foram dois anos de desenvolvimento de produto, contando com a consultoria de podólogos, mais de 500 desenhos, 100 protótipos, múltiplos pares impressos em 3D, até se chegar ao resultado final, que ainda passou por mais de 12 meses de testes de qualidade.

Os sulcos na forma de “Y” na sola e a parte superior em malha elástica permitem que o calçado se expanda em 360°. Segundo a Aretto, cada par acompanha o crescimento milimétrico dos pés e se ajusta perfeitamente à forma natural até três tamanhos.

“Queríamos dar às crianças o ajuste certo para todos os ciclos. Escolhemos um sapato para cobrir três tamanhos que permitem um crescimento de 18 mm. Inspiramo-nos em como uma flor desabrocha desde o estágio de botão até o estágio totalmente florido. A transição acontece organicamente todos os dias. Aplicamos esse conceito ao sapato”, revelou Mittal ao site The Better India.

Inspirados em botão que desabrocha em flor, indianos criam sapato infantil que expande à medida que criança cresce

Ainda segundo a empresa, para garantir a sustentabilidade no processo de fabricação, há zero desperdício de tecido durante a produção dos sapatos.

Criada em 2020, a startup já recebeu o primeiro prêmio no ano passado. Conquistou o 1o lugar na categoria “Kids Fashion Outwear” do Global Footwear Awards.

Inspirados em botão que desabrocha em flor, indianos criam sapato infantil que expande à medida que criança cresce

Nove meses após o lançamento da marca, a Aretto conseguiu vender 6 mil pares de sapatos. A Índia é o segundo maior fabricante de calçados do mundo. O país é o segundo mais populoso do planeta. Aproximadamente 25% de seus 1,4 bilhão de habitantes tem entre 0 e 14 anos.

Leia também:
Marca gaúcha lança coleção de sapatos com fios biodegradáveis
O que você prefere: o tênis destruído da Balenciaga ou o de couro vegano feito com cascas de uva da Lerins London?
Sob pressão nos Jogos Olímpicos de Inverno, uma das maiores fabricantes de patins anuncia que não usará mais couro de canguru

Fotos: divulgação Aretto

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.