Ingleses testam ‘traje voador’ para ser usado por paramédicos em resgates de emergência

Ingleses testam 'traje voador' para ser usado por paramédicos em resgates de emergência

A tecnologia é certamente uma das maiores aliadas da área de saúde. Nas últimas décadas ela trouxe avanços até então inimagináveis para o diagnóstico e o tratamento de um número incontável de doenças. Um exemplo disso é uma novidade que foi testada esta semana na Inglaterra: um jet suit, um traje voador, para ser usado por paramédicos em situações de emergência.

O teste foi realizado na região de Lake District, área montanhosa e com lagos, onde resgates são justamente mais difíceis pela questão topográfica. Equipes do Great North Air Ambulance Service (GNAAS), que atende as emergências no local, e a Gravity Industries, fabricante de trajes voadores, simularam um acidente (assista ao vídeo ao final deste texto).

Com a utilização do aparato voador, o trajeto que, se feito caminhando, duraria cerca de 25 minutos, levou apenas 90 segundos.

O traje consegue atingir uma velocidade impressionante de 135 km/h. Todavia, sua autonomia de voo ainda é limitada.

Ingleses testam 'traje voador' para ser usado por paramédicos em resgates de emergência

O traje possui dois mini motores em cada braço e um nas costas, permitindo ao paramédico controlar seus movimentos apenas movendo as mãos.

“Se a ideia funcionar, o paramédico estará munido de um kit, com forte analgésico para aliviar dores causadas por fraturas e um desfibrilador para possíveis ataques cardíacos”, disse Andy Mawson, diretor de operações do GNAAS, em entrevista à BBC. “Em uma mochila a jato, o que poderia levar até uma hora para chegar ao paciente pode levar apenas alguns minutos e isso pode significar a diferença entre a vida e a morte”.

Em diversos lugares do mundo, há outros projetos unindo tecnologia e saúde. Em 2018, escrevi sobre como drones estavam sendo utilizados para entrega de medicamentos e sangue em localidades distantes na África.

Leia também:
Aeroporto da Finlândia começa a usar cães para detectar passageiros contaminados com o coronavírus
Cientistas brasileiros desenvolvem teste rápido e barato que detecta coronavírus pela saliva

Foto: divulgação GNAAS/Peter Rudge duckrabbit

Um comentário em “Ingleses testam ‘traje voador’ para ser usado por paramédicos em resgates de emergência

  • 30 de setembro de 2020 em 12:19 PM
    Permalink

    Maravilha se o para médico não sofrer de labirintite, do contrário, esquece.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.