PUBLICIDADE

Índia inaugura primeiro aeroporto 100% solar do mundo

painel solar no aeroporto da ínida

Os indianos realmente estão apostando na energia vinda do sol. Esta semana começou a operar o primeiro aeroporto no mundo que funciona somente com energia solar. Cochin International Airport fica no extremo sul da Índia e foi o primeiro a ser construído em parceria público-privada. É o quarto maior do país em termos de tráfego aéreo internacional.

Para fornecer a eletricidade necessária para as operações do local, foi instalada um planta solar com capacidade 12 MW. No total, são 46 mil painéis solares espalhados numa área de 18 hectares, localizada próxima ao terminal de carga do aeroporto. Toda a energia que sobrar da operação será transmitida ao grid (linha de transmissão de eletricidade) da região.

Em março de 2013, o aeroporto já tinha começado a mudança rumo a energia vinda de fontes renováveis. O  terminal de desembarque recebeu um telhado solar e depois disso, o mesmo foi feito em outros pontos. A empresa que administra Cochin International garante que está comprometida com o conceito do desenvolvimento sustentável, ou seja, um crescimento econômico sem prejuízos ao meio ambiente e preservando os recursos naturais do planeta.

A instalação da planta solar no aeroporto de Kerala vai evitar que nos próximos 25 anos, 300 mil toneladas de dióxido de carbono, principal gás responsável  pelo efeito estufa, sejam liberadas na atmosfera terrestre. Seria o mesmo que fossem plantadas 3 milhões de árvores.

O governo da Índia quer agora que outros aeroportos sigam a mesma iniciativa verde de Kerala. Em junho, os indianos anunciaram os primeiros testes com trens movidos a energia solar, como mostramos neste post no Conexão Planeta.

planta solar aeroporto de Cochin na Índia

Planta solar com 46 mil painéis instalada no aeroporto indiano de Cochin

Energia solar no Aeroporto de Cochin

– planta com 46 mil painéis solares
– capacidade 12 MW (50 a 60 mil unidades de eletricidade por dia)
– 300 mil toneladas de CO2 não serão liberadas na atmosfera nos próximos 25 anos

Fotos: Pixabay/Domínio Público e divulgação Cochin International Airport

Comentários
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE